Cultura

FEIRA DE SANTANA IMPLANTA MUSEU PARQUE DO SABER E TEATRO VIRTUAL

Vide
| 16/06/2008 às 23:28
 A primeira etapa do Museu Parque do Saber é o Teatro Virtual, equipamento que vai proporcionar um verdadeiro passeio pelo universo do conhecimento. Está sendo implantado pelo Governo Municipal em grande área no bairro São João, nas proximidades do Shopping Iguatemi.

No gênero, pelo que se anuncia, será o primeiro em toda a América do Sul e o sexto no mundo. O equipamento ZKP4 Quinto, da empresa alemã Carl Zeiss, que foi adquirido pela Prefeitura de Feira de Santana. A visão do Museu Parque do Saber é ser um centro internacionalmente reconhecido por sua criatividade e inovação na área do conhecimento, atuando como equipamento de fins educacionais e recreativos.

A missão é oferecer conhecimento principalmente nas áreas de educação e cultura e ser um atrativo científico e turístico de Feira de Santana. Antes de ter sua construção física iniciada, em 22 de setembro do ano passado, o projeto foi apresentado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho para autoridades e representantes da imprensa, entre outros convidados, em sala do Orient Cineplace.
 
TEATRO VIRTUAL

A obra está em avançado estágio, dentro do cronograma planejado, e já conta com a instalação de equipamentos, como sistema de refrigeração. Técnicos alemães e norte-americanos estão chegando a Feira de Santana para a montagem do ZKP4 Quinto e da cúpula de 13 metros. "Feira de Santana sem fronteiras".

Assim é anunciado o Museu Parque do Saber, que inclui o Teatro Virtual, sua primeira etapa O certo é que a partir de agora não se pode mais dizer onde começa e onde termina os limites da cidade.
 
Com o equipamento, por meio de multiprojetores especiais que reproduzem em cúpula esférica, "pode-se visualmente obter conhecimento de tudo o que acontece à nossa volta, principalmente nas áreas de educação e cultura, produtos educacionais e culturais, história, turismo, meio ambiente, ciência e tecnologia, geografia, biologia, matemática, física", como considerou então o prefeito. No espaço, o público sentado, olha para cima e visualiza imagens projetadas em fibra ótica e laser em 360 graus acompanhadas de efeitos sonoros.

Para José Ronaldo, o Teatro Virtual se constituirá em "um espaço único, sem similares no Brasil entre as áreas de cultura, ciência, turismo, lazer, descobertas, aventura, que tem como objetivo principal transmitir conhecimento, pelos fins educacionais e recreativos propostos".

CULTURA E CIÊNCIA

Segundo Augusto César Orrico, diretor-presidente da Fundação Municipal Cultural Egberto Tavares Costa, o Teatro Virtual "também tem como objetivo de difundir a cultura, a ciência e o entretenimento, bem como incentivar o turismo, com atendimento à comunidade feirense e atraindo visitantes das cidades circunvizinhas, bem como cidades de outros estados, como turistas e grupos organizados". Ele prevê que "a população local, atraída pelo conhecimento, será beneficiada pelo Teatro Virtual, pois poderá participar de atividades educativas, culturais, sociais, turísticas e científicas, sobre os mais diversificados temas.

O mesmo acontecendo com visitantes que desejarão conhecer o espaço". A instalação deste equipamento objetiva, ainda, dotar Feira de Santana de um importante centro de lazer cultural e científico, direcionado para todas as camadas da população, de todas as faixas etárias e níveis socioeconômicos. Com o Teatro Virtual, a programação de sessões variadas, diariamente, de forma a atender aos interesses dos diversos tipos de público, desde escolares em atividade de complementação curricular, até àqueles em busca de lazer e entretenimento, principalmente nas sessões de sábados, domingos e feriados.

O prefeito José Ronaldo acredita que com a implantação do equipamento "reflexos positivos e imediatos na economia, inclusive com loja de souvenires, local de exposições, espaço para apresentações artísticas e culturais e outros empreendimentos, oportunizando aos visitantes instantes de cultura e entretenimento".