Cultura

DANÇARINO UCRANIANO NO TEATRO MOLIÈRE SEXTA-FEIRA, 20H, GRATUITO

Participe
| 04/06/2008 às 20:26
Waldemar Krechkovsky, no Teatro Molière, dia 6 (Foto/Div)
Foto:
   Waldemar Krechkovsky, dançarino ucraniano, apresenta o espetáculo de dança contemporânea "O Rei do Amor Morreu", no Teatro Molière, dia 6 de junho, às 20 horas, entrada é franca.

  O solo inspirado na catarse grega  e na música "The king of love is dead" de Nina Simone é uma convergência do teatro e da dança e conta uma história através de questionamentos universais como a vida, a morte e o amor. 

 O homem, sendo parte do universo, torna-se ele mesmo e revolta-se contra o Reino da Terra, esvaziada de poesia por haver matado o seu rei do amor. Cria-se um permanente diálogo com o espectador, que é confrontado à medida que se identifica e vive esta história no interior de si mesmo.  


O dançarino 

Nascido na Ucrânia e residente na França há 7 anos, Krechkovsky tem experiência de 22 anos com dança clássica e contemporânea. Suas maiores influências são a arte e a cultura soviéticas, o expressionismo alemão e o meio artístico contemporâneo francês. Atualmente desenvolve projetos em companhias de dança francesas e o seu trabalho é estreitamente relacionado à suas preocupações artísticas atuais, misturando diálogo e experimentação. 

Onde: Teatro Molière (Av. 7 de Setembro, 401, Ladeira da Barra)

Quando: 06 de junho, às 20h

Capacidade: 140 lugares

Entrada Franca

Maiores informações: cultural@afbahia.com.br, 3336 7599

Contato com artista: jwgaspar@hotmail.com


CONVERSAS PLUGADAS

 

Este mês o  projeto Conversas Plugadas, convida o diretor francês de teatro Philip Boulay para compartilhar sua experiência com o corpo técnico do teatro e o público baiano em geral. Boulay está em Salvador para coordenar duas oficinas de teatro que acontecerão na Aliança Francesa de Salvador. Ele dirigiu seu primeiro espetáculo aos 27 anos no Conservatoire National Supérieur d'Art Dramatique, desde então cria peças inspiradas em textos de autores clássicos como Molière e Alfred de Musset, e contemporâneos como os textos de Bernard-Marie Koltès. O diretor francês já apresentou espetáculos em mais de 15 países, alguns deles representados em finlandês, romeno, português e sueco.


Onde:
Sala do Coro (TCA)

Quando: 10 de junho, às 19h

Realização: Teatro Castro Alves

Maiores informações / Reserva de vagas: Núcleo de Produção TCA: 3339-8008 e 3339-8067

Entrada Franca

OFICINA DE TEATRO

 

 A Aliança Francesa oferece Oficinas Gratuitas para Atores Profissionais e Estudantes da Escola de Teatro sob a coordenação do Diretor francês Philip Boulay. Esta atividade é um trabalho preparatório para montagem dos textos de Bernard-Marie Koltès intitulados "Combate de Negro e de Cães" e "Tabataba" em 2009 durante o Ano da França no Brasil.


Após entrevistas agendadas com o diretor serão selecionados 40 atores para participarem das oficinas que acontecerão pela manhã ou à tarde.


Inscrições: 1-11 de junho

Entrevistas: 10,11 e 12 de junho

Oficinas: 13 a 26 de junho, Segunda a Sexta

Horário: 10h-13h ou 14h30-17h30

Maiores informações: http://www.afbahia.com.br/ | cultural@afbahia.com.br

Entrada Franca



Melonious

 

O quarteto MELONIOUS apresenta, no Teatro Molière, dia 19, quinta-feira às 20 horas, um repertório composto de arranjos de música popular, tradicionais mediterrâneas e choros brasileiros, misturando exigência, humor e virtuosidade, através de uma nova maneira de utilizar o bandolim. Há 10 anos, sob a direção de Patrick Vaillant, o MELONIOUS exibe vínculos, pessoais e artísticos, com o Brasil e com a obra de Darius Milhaud.


O Melonious 

Sob direção de Patrick Vaillant, o quarteto ilustra, há 10 anos, uma nova maneira de empregar o bandolim e seu repertório. Transcrições inesperadas de música erudita (Satie, Milhaud, Poulenc, Sauguet), arranjos de música popular, tradicionais mediterrâneas e composições originais encontram sua continuidade numa incrível unidade de tono, misturando exigência, humor e virtuosidade. Os vínculos do Melonious, pessoais e artísticos, com o Brasil apóiam as direções escolhidas no trabalho ‘autour de Milhaud'.


O quarteto se inspira na obra do compositor e professor francês Darius Milhaud, cuja música é marcada por uma diversidade de influências que a torna especial: o piano do grande compositor de choro Ernesto Nazareth, bandas de jazz de Harlem, o folclore francês dos bailes´musette´ e as músicas brasileira e tradicional da Sardenha. Esta variedade de influências repercute fortemente no trabalho do MELONIOUS. O diálogo entre as fontes e as obras, a homenagem à arte do compositor, a transgressão dos estilos, as releituras da tradição, a continuidade da música são as idéias-chaves de uma obra apaixonante, que o Melonious desenvolve.


Neste concerto, serão apresentadas, dentre outras, as famosas "Saudades do Brasil" e uma versão da suíte "La libertadora", transcritas para o bandolim por Vaillant.  Em junho, o MELONIOUS estará em turnê pelo Brasil e em julho partcipará do Mandopolis Festival em Puget-Théniers (França).


Apoio:
Delegação Geral da Aliança Francesa, CultureFrance, Região Provence-Alpes-Côte-d'Azur (PACA), Direção Regional de Ação Cultural (DRAC). 


Local: Teatro Molière (Avenida 7 de setembro, 401)

Dia: 19/06/08, às 20 horas

Ingresso: R$ 10,00

Informações: 3336 7599

cultural@afbahia.com.br

Crédito da fotografia : Y.Rousguisto


POÉTICA DA TRANSGRESSÃO

 

A palestra "Poética da Transgressão" de Roaleno Costa,  encerra a exposição coletiva de obras visuais, 68+40, inspiradas nos movimentos políticos de 68. Participaram da exposição os artistas Adalberto Alves, Adriano Castro, Benedito, Gaio, Márcia Abreu, Paim, Sybine e Willyams Martins.


Local: Sala de conferência (Aliança Francesa)

Dia: 16 de junho, segunda-feira, às 19 horas

Informações: 3336 7599 / cultural@afbahia.com.br

Parceria: Escola de Belas Artes da UFBA

Entrada Franca


exposição de gravuras "Impressões 3/3"

 

Terá abertura dia 19 de junho, às 20 horas, na Galeria da Aliança Francesa, a exposição de gravuras "Impressões 3/3", com a participação de vinte artistas, tanto graduados pela EBA, quanto alunos do núcleo de gravuras da instituição, fundado por Evandro Sybine. Esta exposição conclui uma série de trabalhos, de mesmo nome, iniciada em 2006, e apresenta técnicas que variam da gravura em metal à gravura digital. 


O que: Exposição de Gravuras "Impressões 3/3"

Local: Galeria da Aliança Francesa (Avenida 7 de setembro, 401)

Abertura: 19/06/08, às 20 horas

Período da exposição: 19/06/08 a 15/07/08

Horário de visitação: segunda a sábado das 8h às 21h, domingo das 13h às 21h

Entrada Franca

Maiores informações: 3336-7599

cultural@afbahia.com.br