Cultura

SALVADOR GANHA NOVA GALERIA DE ARTE NA AVENIDA MANOEL DIAS DA SILVA

Vai ser no próximo dia 3/6
| 27/05/2008 às 17:09
 

Salvador contará com uma nova e original galeria de arte. A G. Buffone Arte Contemporânea, inaugura suas instalações, dia 03 de junho, com a exposição, Arte Comestível, às 20h, na Avenida Manoel Dias da Silva, 644 - Pituba.


 Para a abertura, foram convidados 21 artistas plásticos com trajetórias e estilos diferentes. Eles foram estimulados a produzir obras interativas e comestíveis, do chamado movimento artístico Eat Art - Almandrade, Álvaro Sampaio, Bel Borba, César Romero, Chico Diabo, Davi Caramelo, Eckenberger, Fátima Tosca, Guache Marques, J. Cunha, Juracy Dórea, Justino Marinho, Leonel Mattos, Lígia Aguiar, Márcio Lima, Maria Adair, Ramiro Bernabó, Sergio Rabinovitz, Vauluizo Bezerra, Zau Pimentel e Zivé Guidice.


 "É da máxima importância que o espectador seja uma parte integrante das criações para contemplar, sentir e degustar", convida Leonel Mattos, curador do espaço. Ele explica que, devido a impermanência da matéria, pois se trata de arte efêmera, a mostra da Arte Comestível será exibida somente no dia do vernissage (03.06). No dia seguinte, serão expostas obras dos artistas, juntamente com o vídeo sobre a Arte Comestível.


A galeria G. Buffone Arte Contemporânea é um espaço que vem somar aos já existentes e contribuir com as artes plásticas baianas.  A idéia é expor obras de artistas já consolidados e de novos talentos. "Queremos mostrar, em exposições coletivas e individuais, a diversidade de técnicas e de linguagens, seguindo a linha da arte contemporânea e suas múltiplas formas de expressão", ressalta Leonel Mattos. 

  

Na opinião de Graucio Buffone proprietário da Galeria, o espaço nasce com um conceito interessante: será um local de exposições que apresentará propostas instigantes. "Um ponto de encontro de artistas ideal para novas formulações da arte".

  



 Histórico




Eat Art,
movimento artístico que teve início nos anos 60, tem como seu maior expoente o artista plástico suíço Daniel Spoerri (1930). Ele foi o primeiro a utilizar o alimento como um material de criação artística. Nas suas primeiras obras, em 1961, em Düsseldorf - Alemanha, Spoerri colocava uma placa em seus inusitados trabalhos, com o seguinte aviso: "Atenção. Obra de arte", desde quando era uma forma de expressão artística ainda desconhecida pelo público. 


 Em 1967, Spoerri introduziu o conceito de "Eat Art", que não seguia a alta cozinha dos chefs 'estrelas', mas sim criava um paralelo com os princípios básicos da nutrição, que se resume nas seguintes questões: "O que é 'comível' em geral? Quais plantas e quais cereais são a base da alimentação humana? Quais os tipos de receitas de comidas são observados no mundo todo? Quais são as variações das receitas originais?"


 Teve seguidores como a francesa Dorothée Selz (1946), os alemães Joseph Beuys (1921-1986), Dieter Roth (1930) e Sonja Alhäuser (1969). Nos Estados Unidos, Andy Wahrol  (1928 -1987) cria, em série,  as suas famosas latas de sopas Campbell, produto de grande consumo pelas famílias americanas


 Daniel Spoerri é um nome importante na história da arte. Foi um dos fundadores do movimento conhecido como Novo Realismo, oficialmente criado na França em 1960, juntamente com Yves Klein (1928-1962), Arman (1929), François Dufrene (1930-1982), Raymond Hains (1926), Jacques Villeglé (1926), Jean Tinguely (1925-1991).


Mas foi a capital francesa que recentemente inaugurou a Galeria Fraîch'Attitude, primeira na Europa, a se dedicar exclusivamente às criações do Eat Art.


No cenário artístico brasileiro, alguns nomes que fizeram incursão pelo movimento: Lygia Pape, Artur Bairro, Tunga, Cabelo, entre outros nomes da arte contemporânea.