Cultura

ALIANÇA FRANCESA APRESENTA MOSTRA 60+40 COM EXPOSIÇÕES E PALESTRA

Veja programação
| 26/05/2008 às 20:01
O cartaz da Aliança Francesa (Foto/Div)
Foto:
 

A exposição coletiva de obras visuais, 68+40, inspiradas nos movimentos políticos de 68, sob curadoria de Roaleno Costa, tem abertura, no dia 28 de maio, às 20 horas.

Participam da exposição:


Willyams Martins
, piauiense, ganhador do Prêmio Braskem de Cultura e Arte (2006), mestre em Artes Visuais na Escola de Belas Artes (UFBA), cuja arte está relacionada a certas situações urbanas, vinculadas e fundamentadas em noções de contracultura;


Adriano Castro
, graduado em Artes Plásticas na EBA, realizou importantes exposições individuais e coletivas, no Brasil e no Exterior, em que se destacam o IX Salão Paulista de Arte Contemporânea (2000), o X Salão de Minigravuras de Sarajevo (Bósnia - 2005), XXIII Salão Internacional de Gravura de Paris (2006), dentre outras premiações, ganhou o Prêmio Aquisição da V Bienal do Recôncavo em 2000;


Adalberto Alves,
Mestre e Professor de Artes Visuais na EBA, um dos destaques da VIII Bienal do Recôncavo, seu trabalho questiona a transitoriedade do corpo, abordando diversas problemáticas do corpo (acuado, violentado, cultuado, supostamente livre);


Márcia Abreu,
participou de exposições coletivas e individuais de pinturas e gravuras no Brasil;


Sybine
, graduado em Artes Plásticas pela EBA, além da VIII Bienal do Recôncavo, já participou de diversas exposições no país;

Gaio, artista plástico baiano, já expôs por todo o país e na Grécia, Tint Art Gallery (2006), premiado pelo 5º Prêmio Amadeo Souza-Cardoso (Portugal), V Bienal do Recôncavo e duas vezes o Prêmio Braskem (Categoria artes plásticas) de Cultura e Arte (2002/2004).


Paim
é graduado em artes pela EBA/UFBA e vem realizando várias exposições individuais e coletivas.


Benedito
é pós-graduando da EBA no mestrado. É sergipano e tem várias obras públicas em Aracaju e várias exposições realizadas, individual e coletivas.

Além destes artistas a exposição conta com a participação de S. Paim e Bendito.


Palestra Poética da Transgressão

 

Além da Exposição de Artes Visuais 68 +40, será realizada a Palestra Poética de Transgressão, por Roaleno Costa, na Sala de Conferência da Aliança Francesa, no dia 16 de junho, último dia da exposião, às 19 horas


O Projeto 

O projeto 68+40, promovido pela Secretaria de Cultura, Aliança Francesa, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo, União Nacional dos Estudantes, Instituo Cultural Brasil-Alemanha e Associação dos Professores Universitários da Bahia, comemora os 40 anos de 1968.

Este ano foi marcado por revoltas estudantis na França e pela Primavera de Praga, em oposição ao domínio soviético na então Tchecoslováquia, no Brasil o ano ficou na memória pela resistência estudantil à ditadura militar, pelo AI-5 e pela efervescência cultural e de comportamento que embalou todo o período.


Aliança Francesa -
Dentro deste projeto, a Aliança desenvolverá, até dezembro, diversas atividades focadas nos eventos de 1968 que especificamente aconteceram na França.