Cultura

FUNDAÇÃO VERGER LANÇA LIVRO CARIBÉ & VERGER NO FORTE DE SANTO ANTONIO

Um belo trabalho
| 20/05/2008 às 16:07
Lançamento dia 29 de maio no Forte de Santo Antônio (Foto/Capa)
Foto:
  A Fundação Pierre Verger está comemorando 20 anos e lança, em Salvador, um livro sobre os trabalhos do fotógrafo Pierre Verger e o amigo pintor Carybé, enfatizando seus olhares convergentes sobre a Bahia e sua gente.


  Não é um livro sobre os dois artistas, mortos na última década do século XX, mas um livro de Verger e Carybé, suas fotos, desenhos e pinturas retratando o cotidiano de um determinado período da história baiana. "Um livro sobre uma grande amizade",  como bem define o artista gráfico Enéas Guerra, membro do conselho da Fundação Pierre Verger e um dos diretores da Solisluna Design Editora, onde foi gerada a idéia da publicação e editado o livro.


   O texto, recheado de citações e depoimentos, serve como um roteiro da vida, do encontro e das artes dos amigos, situando o fazer de ambos no tempo e no espaço em que ele acontece. "A idéia do escrito é apenas instigar o leitor, de forma leve e bem humorada como foi a bela e intensa relação entre eles", diz o jornalista Jose de Jesus Barreto, autor do texto que é fundamentado em pesquisas do acervo da Fundação Verger e da família Carybé, mais entrevistas e depoimentos.


   A produção gráfica (da Gráfica Santa Marta) e a edição são primorosas. Percebe-se o colorido das fotos em preto e branco da velha rolleiflex do gênio Verger, bem como toda a riqueza dos traços singulares de Carybé, prenhes de movimento e poesia. "Há momentos em que fotos e desenhos se fundem, compondo um só quadro, numa mesma mirada", diz a editora Valéria Pergentino, diretora da Solisluna.


Trilogia


 Verger e Carybé são artistas consagrados. O trabalho deles, conhecido na Europa e EUA, os coloca entre os grandes nomes da cultura brasileira e das artes do século XX. No entanto, poucos sabem que além dos limites de suas  artes eles cultivaram  uma fraterna amizade de 50 anos, que teve como motivo e significado de suas vidas a Bahia, mais precisamente a gente e a cultura baianas, de raízes na mãe África.


Pois é a trajetória dessa fraterna parceria que se vê e sente ao manusear o livro Carybé & Verger  - Gente da Bahia (Editora Solisluna), o primeiro de uma trilogia ‘Entre Amigos', que marca a comemoração dos 20 anos da Fundação Pierre Verger. 


"É um orgulho e uma honra apresentar esse trabalho de dois bons amigos, inesquecíveis, e extraordinários artistas. Verger e Carybé tinham personalidades tão diversas, mas possuíam almas gêmeas que olhavam, com grande intensidade, na mesma direção", define Gilberto Sá, presidente da Fundação Pierre Verger.   


O lançamento está programado para o próximo dia 29 de maio, às 19h, no forte de Santo Antonio, onde fica o Museu da Capoeira, situado na praça principal do bairro de Santo Antonio Além do Carmo, s/n, em Salvador.  No ato, haverá a exibição de obras dos artistas e apresentação do grupo jovem de capoeira do Espaço Cultural da Fundação Pierre Verger, ao lado  de grandes mestres capoeiristas convidados.