Cultura

PONTO DE CULTURA COMEÇA FUNCIONAR EM MUSSURUNGA COM ESPAÇO DA ARTE

Confira
| 19/04/2008 às 12:16
 Começa, hoje (19) e vai até segunda (21), das 8 às 1630h, a oficina de capacitação para os jovens e educadores participantes do Ponto de Cultura "O Espaço da Arte é o Espaço da Vida", que irá funcionar na sede da ONG Espaço Cacto e Trevo, no bairro de Mussurunga.

  A primeira oficina será de Criatividade Interativa na Aprendizagem Grupal, ministrada pelos participantes do Grupo Integrar Consultoria. Depois estão previstas oficinas de vídeo, fotografia, desenho com animação, editoração eletrônica, web design, teatro, dança, técnicas de espetáculo, produção artística, pesquisa de campo e oficina de grupo operativo. Serão 40 jovens beneficiados, de 14 a 18 anos, e dez educadores.

  O Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva, financiado pelo Ministério da Cultura (MinC). Ele tem por objetivo promover a interação entre as diferentes atividades de reflexão, formação e criar produtos multimídia para que sejam divulgadas e disponibilizadas ações da comunidade.

  Atualmente, existem mais de 650 Pontos de Cultura espalhados pelo país. A capacitação pretende contribuir na formação educativa de jovens possibilitando uma leitura crítica da realidade e a construção de atitudes cooperativas no cotidiano e nas ações comuns dos que partilham a mesma realidade.

  Segundo a coordenadora do Ponto de Cultura, Cristina Alves, a gestão das atividades já será uma experiência riquíssima para os alunos e educadores porque se utilizará o formato de oficinas para passar o conhecimento do que é trabalhar em grupo de forma operativa bem como o conhecimento da prática do planejamento estratégico participativo. Essas ferramentas "dão outro tom no fazer as coisas acontecerem".
 
  PULO DO GATO

  Para Cristina, não formar jovens para uma consciência crítica e operativa é como esconder o "pulo do gato" por isso é importante preparar estes jovens para o mercado de trabalho não apenas transmitindo os conhecimentos de técnicas e habilidades profissionais, mas conhecimento do comportamento humano frente às várias situações.

  "Na área que escolhemos trabalhar ‘Cultura e Arte' que por natureza já atrai os jovens e principalmente na Bahia, que vive uma efervescência cultural, temos a certeza que estaremos abrindo novos caminhos, novos experimentos e a proposta do Programa Cultura Viva para nós casa exatamente com o nosso modo de ser, de querer e de fazer diferente", completou. As consultoras que estarão dirigindo as oficinas de capacitação, Maria Rita e Elenice Melo, explicam que as relações interpessoais estão presentes em nossas vidas desde o nosso nascimento.
 
  "As primeiras aprendizagens ocorrem a partir dos vínculos familiares, sendo retificadas ou ratificadas em outros grupos do qual o sujeito participa, na escola, na comunidade e posteriormente, no trabalho. Entretanto, essas condutas aprendidas não são imutáveis. Condutas competitivas, individualistas e rígidas, podem transformar-se em condutas mais cooperativas e mais flexíveis", salientam.