Cultura

MAIS UM CONVÊNIO VISA CRIAR "ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE" PARA PELÔ

É isso aí
| 19/04/2008 às 19:01
  A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), instituição com experiência na reabilitação de centros históricos, assina com o Governo do Estado da Bahia, na próxima terça-feira, dia 22, um Projeto de Cooperação Técnica Internacional para a criação de uma estratégia de sustentabilidade para o Centro Histórico de Salvador (CAS).

  O acordo será assinado no Salão de Atos da Governadoria, pelo governador do Estado, Jaques Wagner, pelo Secretário de Cultura, Márcio Meirelles e pelo representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny, com presença de outros secretários de estado, município, Organizações não-Governamentais (Ongs) e representantes da sociedade civil.


  Baseado na relação entre Cultura e Desenvolvimento, o Projeto de Cooperação Técnica Internacional (Prodoc) reconhece a importância da inclusão da cultura no planejamento urbano da cidade de Salvador e se propõe a criar alternativas para garantir a sustentabilidade econômica, física e social dos moradores que habitam o Centro Antigo.


 MAIS PESQUISAS

  A assinatura do projeto prevê a realização de pesquisas sócio-econômicas fundamentais para o desenvolvimento de um projeto de reabilitação sustentável do CAS, que já conta com ações emergenciais em execução, além da criação de uma unidade gestora vinculada ao Escritório de Referência.
 
"Os dados que dispomos hoje não dão conta de explicar a problemática do centro hist'orico. Com as pesquisas que serão realizadas, poderemos traçar ações específicas e desenvolver um projeto de longo prazo", explica Beatriz Lima, coordenadora geral do Escritório de Referência, unidade gerencial da Secretaria de Cultura.


Com a assinatura do convênio, a Unesco atuará na região do CAS criando um ambiente que permita aos moradores manifestarem sua expressão cultural e diversidade criativa.


O projeto vai consolidar os dados de natureza cultural, urbanística, fundiária, ambiental e sócio-econômica, com diagnósticos, análise da legislação, elaboração de planos e projetos que vão guiar as ações de revitalização das áreas envolvidas. Com esses levantamentos, também será possível obter um mapeamento qualificado dos agentes que atuam direta e indiretamente sobre a área, incluindo os moradores, proprietários de imóveis, o setor empresarial, a igreja e o setor público em todos os níveis.


O Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador é um espaço de conciliação de ações, propostas e programas com o objetivo de elaborar e implantar um plano estratégico de gestão com ações de curto, médio e longo prazo para o Pelourinho e seu entorno. Além de gerir as atividades de reforma, o Escritório também atua na captação de recursos necessários para viabilizar projetos e encaminhar as demandas locais.

"O Centro Histórico é Patrimônio da Humanidade e essa parceria com a Unesco é uma oportunidade de articulação com objetivos comuns, exatamente no sentido de desenvolver estudos que possam ter uma linguagem mundial", destaca a coordenadora do Escritório.