Cultura

SALVADOR ESTÁ FORA DO ROTEIRO LITERÁRIO DO ANO FRANÇA NO BRASIL/2009

O Ano França no Brasil será em 2009
| 14/04/2008 às 13:16
O Ano França no Brasil será realizado em 2009 e já está sendo organizado (F/Arq)
Foto:
   Os editores brasileiros vão se encontrar esta semana na Feira do Livro de Londes que se inicia hoje e vai até quarta-feira. Depois, seguem para Paris (17 a 22 de abril) para um encontro com representantes do governo francês para debaterem as atividades literárias do Ano da França no Brasil, em 2009.

   Haverá um seminário sobre literatura francesa contemporânea e daí sairão as propostas gerais para o Ano da França no Brasil. Jérémi Des Jardins, responsável pelo Birô do Livro e pelas Mediatecas da Embaixada da França no Brasil, atesta que será reforçado o Programa de Apoio à Publicações, e a Embaixada escolheu cinco eventos para trazer autres: A Flip (interior do Rio), a Bienal do Livro do Rio, a Feira do Livro de Porto Alegre, a Feira de Quadrinhos de Belo Horizonte e o Salão Organizado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

   Autores também poderão participar, com apoio oficial, de feiras em Belém, Recife e Ouro Preto.

   Pergunta: E Salvador da Bahia vai ficar de fora?

   Ao que tudo indica vai ainda que o ministro da Cultura, Gilberto Gil, seja baiano e tenha sido a partir desta terra que aconteceu o primeiro bastismo de uma tupinambá na França, em Saint Mallo, em 1528, denominada Catherine du Brezil, depois Catarina Paraguaçu.

   Esse é um feito histórico extraordinário, único porque Catarina é considerada a Mãe do Brasil, a miscigenação se iniciou na Bahia, mas, parece que nada disso vale. 

   Será que não vão levar em contra o poema épico Caramuru, de Santa Rita Durão?

   Acorda Bahia.