Cultura

DEPUTADO APRESENTA PROJETO REVERENCIANDO MEMÓRIA DE LUIZ VIANA FILHO

O projeto tramita na Assembléia Legislativa
| 26/03/2008 às 09:16
   Projeto de lei apresentado à Assembléia Legislativa pelo deputado Sérgio Passos (PSDB) homenageia o ex-senador Luiz Viana Filho no ano em que é comemorado o seu centenário de nascimento, instituindo 2008 como 'O ano Luiz Viana Filho'.

  Reverenciar a memória desse 'baiano de escol' é o objetivo do parlamentar, que anexou à proposição um breve histórico da folha de serviços prestada ao Brasil e à Bahia por este líder político que, estivesse vivo, completaria 100 anos na próxima sexta-feira.

  Na justificativa anexada ao projeto, o deputado tucano começa lembrando que Luiz Viana Filho nasceu efetivamente em 1908 em Paris, mas foi registrado formalmente na Bahia, no dia 28 de março, vindo a falecer em São Paulo, a 5 de junho de 1990.

  Advogado, professor, jornalista, biógrafo e historiador, integrante da Academia Brasileira de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, foi ainda ministro de Estado, senador da República e governador da Bahia.

  MANDATOS 

   Sérgio Passos registrou que a política estava nas veias do ex-senador Luiz Viana, filho do último governador de nosso estado no século XIX, tendo iniciado a sua militância em 1934, aos 26 anos de idade, quando se elegeu deputado federal - afastado em razão do golpe do Estado Novo três anos depois e reelegendo-se após a redemocratização.
 
  O tucano historiou os diversos mandatos eletivos de Luiz Viana Filho, sua passagem pela Chefia da Casa Civil no governo do presidente Castelo Branco e a sua eleição (indireta) para governador da Bahia, nesta Assembléia Legislativa, em três de setembro de 1966.

  O deputado do PSDB apontou realizações dessa gestão como a implantação do Centro Industrial de Aratu e o início de implantação do Pólo Petroquímico da Bahia, além de listar condecorações e entidades nacionais e estrangeiras de que ele foi integrante, para reforçar a 'enorme estatura' do senador Luiz Viana, que faz da Bahia e dos baianos seus devedores. 'Daí a necessidade de reverenciar a sua memória'.

  Ainda na justificativa do projeto de lei, o deputado Sérgio Passos listou algumas das obras escritas pelo 'acadêmico', que foi eleito para a cadeira 22 da Academia Brasileira de Letras, que tem como patrono Menotti Del Picchia. HOMENAGENS -A Assembléia Legislativa associou-se à extensa série de homenagens prestadas ao ex-senador Luiz Viana Filho, fazendo editar em conjunto com a Academia de Letras da Bahia um de seus livros que estava fora de catálogo - 'A Vida de Ruy Barbosa', elogiada biografia de outro grande baiano. Por iniciativa do deputado Reinaldo Braga (PSL), no dia três de abril, às 15hs, será realizada uma sessão especial (quando esse livro será lançado.