As experiências dos pesquisadores do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) Adonias de Castro Virgens Filho (D. S. em Fitotecnia); Edson Lopes Reis (M. S. em Solos e Nutrição de Plantas) e José Raimundo Bonadie Marques (M. S. em Melhoramento Genético) integram o livro Seringueira, editado pela Empresa de Pesquisa Agropecuárias de Minas Gerais (Epamig) com recursos da CNPq.
A obra tem o apoio do governo estadual e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
O livro visa suprir uma lacuna existente no mercado editorial brasileiro sobre cultura e pesquisa sobre a seringueira. Embora tenha a autoria dos pesquisadores Antonio de Pádua Alvarenga e Ciríaca A. F. Santana do Carmo, a obra integra os principais pesquisadores de todo o Brasil, que desenvolvem trabalhos com a seringueira. Além dos técnicos da Epamig e da Ceplac também têm trabalhos incluídos ao longo de 888 paginas em 22 capítulos profissionais do Instituto Agronômico de Campinas (SP) e da Embrapa.
"Havia necessidade de literatura atualizada sobre a seringueira, uma cultura que vem se expandindo em várias regiões do Brasil, devido a sua importância em termos de mercado, principalmente pela perspectiva de demanda da borracha natural", assinala Adonias de Castro Virgens Filho da Ceplac/Cepec. Ainda este ano, os pesquisadores do Cepec estarão publicando uma Manual da Seringueira, com o apoio do Senar, visando ao treinamento da mão-de-obra rural e dois Boletins Técnicos, com informações atualizadas sobre manejo e exploração da seringueira.