No setor de treinamento, os primeiros cursos são voltados para os professores da rede municipal de ensino sob a coordenação do professor Carlos Caroso. O Módulo I refere-se a História, Cultura e Turismo no Recôncavo, com 30 horas de carga horária de 12 a 15 de fevereiro sob a condução dos professores Milton Moura (Aspectos da História de Salvador e seu Recôncavo), Armando Castro (Cultura e Turismo no Recôncavo), Maria Hilda Paraíso (História Indígena da Baía de Todos os Santos), Lina Aras (O Processo de Independência da Bahia) e Sérgio Armando Guerra Filho (A participação Popular nas Lutas pela Independência).
Este Módulo atenderá 30 professores do município de Itaparica constituindo-se numa base preliminar de início do grande projeto de Arqueologia Subaquática que está sendo incrementado no santuário ecológico da Baía de Todos os Santos, onde estima-se que existem mais de 200 sítios arqueológicos a serem pesquisados e estudados.
Para o professor Carlos Caroso, da UFBA, diretor do projeto no âmbito da universidade e sua relação com os centros de pesquisas e extensão nacionais e internacionais, trata-se de um programa de grande dimensão e que certamente colocará a Bahia no mapa mundial dos países que estudam essa matéria.
A Arqueologia Subaquática é vista, hoje, como um segmento que atrai interesse em todo o mundo, os cientistas consideram que esses são sítios históricos e arqueológicos irremovíveis, patrimônios da humanidade, museus naturais e que agregam em torno deles o turismo ecológico e cultural de grande valor.