Cultura

UBALDO HOMENAGEADO EM ITAPARICA DIZ QUE VIOLÊNCIA NA ILHA É CANGAÇO

As comemorações foram na Praça da Quitanda
| 23/01/2008 às 11:28
Ubaldo ao lado de seus amigos e personagens Pretinho, Xepa, Xamboca e Espanha (Foto/BJ)
Foto:
A população de Itaparica prestou uma homenagem ao seu mais ilustre filho, o escritor João Ubaldo Ribeiro, nesta noite de quarta-feira, 23, quando ele completou 67 anos de idade, ao lado da esposa Berenice, filhas e dos amigos e personagens dos seus livros, entre eles, Espanha, Xamboca, Pretinho, Xepa, Nilton e Sabacú.

  Foi uma festa realizada em praça pública, no Lardo da Quitanda, com bastante humor e críticas aos regimes de governos. Houve inclusive uma eleição entre os representantes do Partido dos Budas Ditosos (PBD) para a escolha do novo presidente Brasis, com os candidatos Caboco Capiroba e Norma Lúcia, a gostosona.

   Ubaldo subiu ao palco armado na Praça da Quintanda por volta das 21h ao lado do seu Conselho Político à frente o "senador" Sabacú para ouvir o parabéns pra você cantado por vários dos seus personagens e mais as representações de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Jorge Amado estilizados em bonecos de Elias Bonfim, o Elias Mamulengo do Pelourinho.

   O escritor disse que se sentia muito feliz com a festa, "até um pouco envergonhado", e anunciou que ficará em Itaparica até o próximo dia 8 descansando e escrevendo uma mini-série para a Rede Globo, em parceria com Geraldo Carneiro, intitulada "Faça a Sua História".

   Ubaldo disse ainda que está preocupado com a onda de violência que está acontecendo em Itaparica, ultimamente, e vê isso com muita preocupação não só em Itaparica, mas em várias partes do Brasil, com o retorno do cangaço, "o cangaço moderno ocupando as pequenas localidades do interior, no mesmo estilo de Lampeão"

    O prefeito Cláudio Neves também está bastante preocupado com essa questão dos assaltos a veranistas e comerciantes da ilha e diz que levará o assunto ao comando da PM e ao glovernador do Estado.