De acordo com o site do jornal New York Times, a polícia trabalha com a possibilidade suicídio ou overdose acidental. Foram encontradas pílulas ao lado do corpo.
O porta-voz da polícia de Nova York, Paul Browne, afirmou que o corpo de Ledger foi encontrado pela empregada do ator às 3h26, no horário de Nova York (18h26 em Brasília). Ela bateu na porta do quarto do ator para avisá-lo de que sua massagista havia chegado.
Sem resposta, ambas abriram a porta do quarto e encontratam Ledger inconsciente, caído sob os pés da cama. De acordo com o porta-voz, as duas tentaram ainda "chacoalhar" o ator, imaginando que ele estivesse apenas dormindo. Segundo Browne, o corpo do ator não tinha sinais de violência.
De acordo com o site do NYT, o apartamento localizado no SoHo, em Manhattan, onde foi encontrado o corpo do ator pertencia à atriz Mary-Kate Olsen, conhecida como uma das irmãs gêmeas Olsen. O site TMZ.com, especializado em cobertura de celebridades, contesta a informação. Também segundo o TMZ.com, Ledger estaria com pneumonia.
Heath Ledger foi casado com a atriz Michelle Williams, com quem tem uma filha de dois anos. O casal se conheceu durante as filmagens de seu principal trabalho, o filme "O segredo de Brokeback mountain", do diretor Ang Lee. No longa, lançado em 2005, o ator interpretou o personagem mais polêmico de sua carreira, o caubói homossexual Ennis Del Mar. A atuação lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor ator em janeiro de 2006.
Atualmente o ator o vilão Coringa no novo filme da série "Batman", que será lançado este ano. O ator interpretou outros papéis de destaque como o conquistador Casanova, no filme homônimo dirigido por Lasse Hallström, em 2005, e um viciado em heroína no drama "Candy", do diretor em 2006. Ele também esteve recentemente em "Eu não estou lá", de Todd Haynes, como uma das faces do cantor Bob Dylan.
Seu primeiro papel importante foi na comédia adolescente "10 coisas que eu odeio em você", uma adaptação teen para Shakespeare. Mas sua performance foi tão elogiada que prêmios para atores novatos apareceram por toda parte. A atenção deu a Ledger papéis em filmes mais importantes, como o de filho de Mel Gibson em "O patriota".
Outros trabalhos do ator incluem "A última ceia", com Halle Berry, "Os reis de Dogtown", em que fazia um skatista, e "Os irmãos Grimm", de Terry Gilliam.
Comparado a James Dean, Ledger era considerado por alguns como o último rebelde do cinema norte-americano.