Cultura

SALVADOR FARÁ GRANDE MANIFESTAÇÃO NO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A sessão será nesta segunda-feira, 19
| 18/11/2007 às 12:11
A data será comemorada na terça-feira, 20, com várias manifestações
Foto:
   A vereadora Olivia Santana (PCdoB), presidente da Comissão de Educação, Esporte, Cultura e Lazer da Câmara Muncipal de Salvador, preside uma Sessão Especial amanhã, 19, às 9h, no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador, quando discutirá e abordará a luta pelo direito à terra e à vida de quem mora nos quilombos.

  A Sessão vai reunir no Plenário representantes de várias entidades ligadas à causa, além dos moradores dos quilombos.      

   Na terça-feira, Salvador fará uma grande manifestação durante os atos relativos ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em várias partes do país em 20 de novembro. Data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.    

   A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares , em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro.


   Algumas entidades  organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

  Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.


  O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura - comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.

A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.


   SOBRE O NEGRO

   Segundo o IBGE, no Brasil os negros correspondem a menos de 10% da população. os chamados pardos, nlo entanto, que os mestiços de negros com nativos europeus chegam a metade da populaçao.

   A população negra jovem (especificamente no segmento de 15 a 17 anos), 36,3% cursaram ou cursam o ensino médio; entre os brancos, a parcela é de 60%. Entre aqueles que têm até 24 anos, 57,2% dos brancos haviam atingido o ensino superior, contra apenas 18,4% dos negros.


  O rendimento médio da população branca no Brasil é de R$ 812,00; já a dos negros é de R$ 409,00. Entre a parcela de 1% dos mais ricos do país, 86% são brancos.