Cultura

PRESIDENTE DO IGHB DESTACA QUE INSTITUIÇÃO TEM ZELO POR SEU PATRIMÔNIO

Veja o e-mail da professora Consuelo Ponde de Sena
| 01/11/2007 às 15:15
   Sobre o pronunciamento do deputado João Bacelar (PR), na Câmara Federal, em Brasília, apontando furtos de livros raros no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e algumas críticas que fez quanto aos cuidados com esse patrimônio, a diretora presidente do IGHB, professora Consuelo Ponde de Sena, destaca o seguinte:

   "Surpreendida com a nota publicada no Bahia Já, quando foi atribnuido descaso desta presidência em relação ao seu patrimônio bibliográfico, gostaria de informar que o IGHB foi alvo do apetite de uma quadrilha. 

    Não foi apenas esta entidade, mas outras como a Biblioteca Nacional, o Arquivo Nacional, a Biblioteca Mário de Andrade, entre outras. 

    Já escrevi ao deputado João Bacelar, explicando o que ocorreu, mas os jornais se esqueceram de dizer que existe entre nós a cultura do furto.

   Não é este um caso isolado. A nstituição tem muito zelo com o seu patrimônio. dispondo de parcos recursos mantém 4 pessoas na bibliorteca para atender aos leitores.

   Afora isso tem, de plantão, na porta de acesso à Casa, um funcionário só para cadastrar os consulentes. Bacelar está mal informado, pois o acervo do IGHB está sendo informatizado graças à Faculdade Ruy Barbosa que forneceu os primeiros computadores e instalou o sistema.

  Até a presente data, já foram informatizados 12256 ítens, sendo 6814 livros. O trabalho tem sido lento por falta de recursos. Temos poucos computadores e pessoal insuficiente para digitar.

   Não posso denunciar nomes de pessoas que desviaram livros da Casa, porque o fato é muito antigo, precede ao tempo em que em que eu fazia parte da diretoria do IGHB.
 
  Também me surpreende que, sendo Tasso Franco meu amigo e sócio da instituição, não tenha procurado conversar comigo sobre o assunto. Estou magoada porque sirvo a este Instituto com muito amor e bravura. Terça feira estarei indo ao Rio de Janeiro para buscar os livros apreendidos".
 
  Consuelo Pondé de Sena
  Presidente do IGHB

  NOTA DA REDAÇÃO

  O fato do diretor de redação do Bahia Já ser amigo e ex-aluno da professora Consuelo Pondé e sócio do IGHB, não o impede, por dever profissional, publicar o pronunciamento do deputado João Bacelar (PR). De sorte que está aí a resposta dada pela direção do IGHB na íntegra.