Filha de britânicos, Doris Lessing nasceu na Pérsia, atual Irã, e cresceu na Rodésia do Sul, antiga colônia britânica que conquistou a independência em 1980 e mudou de nome para Zimbábue.
Nas palavras da Academia Sueca, a autora receberá o prêmio por transmitir a "experiência épica feminina", que descreveu "com ceticismo, paixão e força visionária" a divisão da civilização. Desde o início da premiação em 1901, ela é a 11ª mulher a receber o Nobel de Literatura.
Ulrich Perrey/Efe |
![]() |
Romancista Doris Lessing leva o Nobel de Literatura, anuncia Academia Sueca |
Seu trabalho, bastante influenciado pelo tempo em que viveu na África, explora a divisão entre brancos e negros. Além de conflitos raciais, a obra da autora também aborda questões feministas e a violência contra as crianças.
"Trata-se de uma das decisões mais meditadas que já tomamos", disse o diretor da Academia Sueca, Horace Engdahl, após divulgar o veredicto.
Ela completará 88 anos no próximo dia 22 de outubro e já lançou mais de 20 romances, incluindo ficção e não-ficção. Recebeu diversos prêmios literários na Europa. Em outros anos, o nome de Doris já era mencionado como competidora.
Entre suas obras, estão "O Carnê Dourado", "A Erva Canta", "Debaixo de Minha Pele", "As Experiências de Sirius", "Shikasta" e "O Sonho mais Doce". Seu primeiro livro chama-se "The Grass is Singing", de 1950. Outros trabalhos importantes da autora são "The Summer Before Dark", de 1973, e "The Fifth Child", de 1988.
Compras
O prêmio será entregue no dia 10 de dezembro em Estocolmo. O valor é equivalente a US$ 1,5 milhão. O prêmio Nobel parece ter sido um assunto delicado para Lessing. Em 2002, a escritora encerrou uma entrevista à BBC Brasil após ser questionada sobre como se sentia a respeito do prêmio.
Lessing se levantou e disse que não responderia a pergunta: "Esse tema interessa a todo mundo, menos a mim. Esse ano (2002) ganhei um prêmio maravilhoso na Espanha. O Prêmio Asturias. Já ouviu falar?"
Segundo seu agente literário, na hora da divulgação do Nobel, ela estava fazendo compras em Londres, e não foi possível avisá-la antes que ela ficasse sabendo do prêmio pelos meios de comunicação.
Casada duas vezes e divorciada, a escritora afirma que "o matrimônio é um estado que não a convém". Doris Lessing vive atualmente na periferia de Londres e, nos últimos anos, se dedicou principalmente às obras de ficção científica.