O vereador Antonio Lima (DEM) apresentou à Mesa Diretora da Câmara uma Moção de Repúdio ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, que cometeu uma gafe ao discursar na sexta-feira, 14 de setembro, em Salvador, para cerca de 200 marinheiros e representantes de ONGs durante encontro promovido pela Organização Marítima Internacional, uma agência da ONU (Organização das Nações Unidas).
Logo após cumprimentar as autoridades - entre as quais o governador em exercício da Bahia, Edmundo Pereira (PMDB) -, Jobim afirmou, em discurso de improviso, que os baianos não gostam de trabalhar. "Não trabalhem demais, porque isso baiano não gosta", afirmou, dirigindo-se aos marinheiros e representantes de ONGs.
"Esse episódio o classifica como um dos homens mais despreparados do governo Lula e deveria ser banido de toda e qualquer atividade pública em nosso país", desabafa, indignado, o vereador Antonio Lima.
De acordo com o vereador, o que se vê no atual governo federal "é um bando de pessoas despreparadas à frente de instituições que, ao longo da história, serviram à população de maneira digna".
O vereador diz que ficou ainda mais perplexo com a falta de atitude de baianos integrantes do governo que ficaram calados.
"É preciso ter coragem e tomar uma atitude em defesa dos cidadãos e cidadãs desta terra. Mesmo fazendo parte do governo, as pessoas que estão lá e que nasceram na Bahia têm a obrigação de defender o povo baiano de agressões verbais como essa cometida pelo Jobim, um indivíduo com um histórico muito suspeito", ressalta Antonio Lima. Além da Moção de Repúdio, o vereador cogita a possibilidade de impetrar uma ação pública de retratação contra o ministro Nelson Jobim