Cultura

GLOBO GLOSA COM SENADO AO POSTAR BEBEL COMO AMANTE DE SENADOR CORRUPTO

A imagem do Senado a cada dia desce mais a ladeira
| 29/09/2007 às 07:12
Gilberto Braga avacalhou ainda mais o Senado com a cena de Bebel amante de senador (Foto:G1)
Foto:

   Além de tudo o que a Globo mostrou na última sexta-feira, 28, à noite, com a exibição do capítulo final de Paraíso Tropical e a confissão de Olavo (Wagner Moura) sobre a morte de Taís, as cenas emocionantes do duplo assassinato e outras coisitas más, o que chamou a atenção do meio político foi o fato do autor da novela, Gilberto Braga, ter colocado a prostituta Bebel (Camila Pitanga), na condição de amante de senador corrupto.

   E, como tal, qualquer semelhança com um senador atual da República do Brasil é mera coincidência, os esterótipos se encaixam muito apropriadamente, o que só mancha ainda mais a imagem do avacalhado Congresso Nacional. A propósito o senador (da novela) é usineiro, numa referência aos canaviais de Alagoas, terra do presidente do Senado, Renan Calheiros.

   Na novela, a prostituta Bebel (Camila Pitanga) perdeu o bebê que esperava de Olavo e se envolveu com um senador usineiro envolvido em um escândalo político, transformando-se em uma perua. Ao dar um depoimento em uma fictícia CPI dos Biocombustíveis, Bebel anunciou que aceitou posar nua para uma revista.

   Levando-se em consideração que essa imagem foi mostrada a milhões de telespectadores, sobrou para o Senado, mais uma cena do descrédito que a Casa passa nesse momento.

   Com a proximidade de votação da CPMF o que mais se fala são de barganhas & bargangas, cargos & cargos, visando a confirmação do voto. Aqui na Bahia, o senador João Durval (PDT, por exemplo, está aborrecido por não ter conseguido emplacar o genro, Paulo Meccia, como presidente da Codeba. Coube a indicação a deputada Lídice da Mata (PSB), dentro da atual conjuntura da Secretaria de Portos, vinculada a Ciro Gomes, líder nacional deste partido.

   FINAIS FELIZES

  Como em toda novela, finais felizes não faltaram. Gustavo (Marco Ricca) e Dinorá (Isabela Garcia) finalmente reataram a relação durante passeio romântico em um parque de diversões e se casaram.


  Cássio (Marcelo Antony), em encontro com Lúcia, revelou que terá um bebê com e Joana (Fernanda Machado). O mauricinho Fred (Paulo Vilhena) se reconciliou com Camila (Patricia Werneck), e Neli (Beth Goulart) e Heitor (Daniel Dantas) também terminaram juntos.


  Uma apresentação do cantor Milton Nascimento para o elenco e equipe técnica marcou as últimas cenas de "Paraíso Tropical", que fechou a temporada com a segunda pior audiência média da década. Na próxima segunda-feira (1º), estréia a substituta de "Paraíso Tropical", a novela "Duas Caras", de Aguinaldo Silva.