Cultura

VI ENCONTRO DE FIGURAS POPULARES DE FEIRA DE SANTANA, DOMINGO, NO MAP

Domingo próximo, a partir de 10h
| 28/09/2007 às 18:44

Rever amigos e ficar "cara a cara" com poetas, músicos, historiadores, sonhadores, não-sonhadores, mariaches, intelectuais e pseudos, além de babalaôs dos anos dourados - personalidades muitas vezes estranhas - mas, verdadeiramente interessadas em manter viva a cultura da terra de Lucas.
 
Esta oportunidade, única a cada 365 dias, será oferecida a todos os feirenses no próximo domingo, com a realização do VI Encontro de Figuras Populares de Feira de Santana, a partir de 10 horas, no Mercado de Arte Popular (MAP).


Pode até parecer esquisito para alguns, mas a essência da cultura do "portal do Sertão" é escancarada a cada Encontro, que já se tornou uma marca de inteligência com irreverência, reunindo todos num mesmo caldeirão, sem levar em conta diferenças de ordem social, econômica, política, ou qualquer outra, pois a preservação da história e dos valores culturais de uma terra está acima dessas rotulagens mesquinhas.


O Encontro não será apenas um evento festivo. Haverá, também, o merecido e necessário momento de lembrar figuras que se imortalizaram mesmo na simplicidade física, pela sua grandeza espiritual, como o líder comunitário Claudemiro Campos Suzart - Coló, o aboiador e repentista Joel Farias - Joel Relojoeiro, o tocador de viola Sabiá, o cantador de samba de roda Culeirinho, o babalorixá Painho da Bahia (Osias Alves Amorim) e o radialista Erivaldo Cerqueira.


Doutor ou engraxate, flamenguista ou vascaino, democrata ou petista, alto ou baixo, feio ou bonito, com dinheiro no bolso ou sem (com S mesmo), não deixe de participar dessa festa única que surgiu há seis anos, aqui mesmo nesta gloriosa, insuportável e incorruptível coluna.