Sob a coordenação da secretária do Piauí, Sônia Terra (vice-presidente nacional do Fórum Nacional de Secretários de Cultura), o Fórum aprovou também, na reunião de Salvador, uma carta ao Presidente Lula para solucionar o impasse da greve dos funcionários do Ministério da Cultura e também a moção de repúdio ao presidente da Philips na América Latina, Paulo Zotollo, por sua declaração de que "se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado".
No documento, os secretários explicam que "declarações como essas atingem não só o Piauí, mas todos os estados do Nordeste". E afirmam que "como representantes do povo nordestino, rico em sua diversidade cultural, não aceitamos rotulações preconceituosas contra essa região, que traz em sua cultura as raízes da construção do povo brasileiro".
A moção traz ainda a defesa política do Fórum: a "diversidade, tanto cultural quanto ambiental, é o maior bem da humanidade e deve ser respeitada e valorizada. A monocultura em qualquer área é predatória. O que nos mantém vivos e com possibilidades de desenvolvimento são as nossas diferenças, que, juntas, formam essa rica diversidade não só dos estados do Nordeste, mas de todos os estados do Brasil".
Avaliação
Na avaliação da presidente do Fórum de Secretários do Nordeste, Sônia Terra (Piauí), "mais uma vez o Nordeste dá provas de que esse é um momento de construção conjunta de uma política cultural para o Nordeste". O secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles reafirma que "a prioridade é o desenvolvimento de uma política pública de cultura comum baseada na forte identidade cultural da região".
Essa foi a segunda reunião este ano do Fórum e contou com a participação do Governador da Bahia, Jaques Wagner, na abertura (24) e também de representantes do Ministério da Cultura, como o Secretário de Políticas Culturais, Alfredo Manevy, e da Chefe da Representação no Nordeste,Tarciana Gomes Portella.
Participaram da reunião como representantes do Fórum de Secretários e Dirigentes de Órgãos Estaduais de Cultura do Nordeste, Osvaldo Viegas (Alagoas), Márcio Meirelles (Bahia), Francisco Auto Filho (Ceará), Joazinho Ribeiro (Maranhão), Luciana Azevedo (Pernambuco), Sônia Terra (Piauí), Joaquim Crispiniano Neto (Rio Grande do Norte) e Luiz Alberto dos Santos (Sergipe).