De 21 de agosto a 30 de setembro, a Natura promove, por meio do seu programa de patrocínio à cultura Natura Musical, a exposição Smetak Imprevisto, que ficará em cartaz de terça a domingo, das 13h às 19h, no MAM (Museu de Arte Moderna da Bahia), em Salvador.
Smetak Imprevisto é um dos projetos selecionados no Edital Nacional 2006 do Natura Musical, programa que já contemplou 85 projetos desde seu lançamento, em 2005. Sua proposta consiste na realização de uma exposição multimídia e interativa sobre a vida e a obra do músico, escultor, pesquisador, poeta e escritor Anton Walter Smetak, 23 anos após sua morte e 50 anos após sua chegada na Bahia, local onde desenvolveu sua teoria estático-musical.
Nascido tchecoslovaco, nacionalizado suíço e adotado oficialmente pelo Brasil, Smetak foi um alquimista dos sons que, ao utilizar utensílios do cotidiano para fazer música, despertou criatividades, pensamentos e consciências; além de transformar o instrumento musical em "plástica sonora", esculturas que vão além da estética e produzem sons.
O projeto engloba restauração, catalogação e digitalização do acervo material e imaterial do artista, composto por plásticas sonoras, livros, fotos, documentos e registros sonoros - inclusive de música concreta, que utiliza sons de objetos do cotidiano, como portas, janelas, torneiras pingando etc. Para facilitar a divulgação das obras e criar um canal de pesquisa sobre o artista, o projeto contará também com a publicação de um site exclusivo, que estará no ar a partir do dia 20 de agosto:
Durante a exposição, serão realizadas ainda, palestras e conferências com restauradores, curadores e pesquisadores dos trabalhos de Smetak.
Produzido pela produtora Casa Redonda sob a curadoria de Arto Lindsay e Jasmin Pinho, produção-executiva de Minom Pinho e projeto educativo assinado pela escritora e educadora musical Teca Alencar de Brito, Smetak Imprevisto pretende atingir o grande público permitindo que novas gerações de artistas realizem pesquisas e tenham como fonte de inspiração as obras de Smetak. A preparação do projeto começou há mais de um ano, tem a anuência da família do artista e envolveu diversas reuniões tanto na Bahia como em São Paulo.
De acordo com o Diretor de Assuntos Corporativos da Natura, Rodolfo Guttilla, "o diferencial do projeto Smetak Imprevisto está na sua ampla proposta, que engloba atividades em diferentes frentes de atuação, incluindo, além da exposição do artista, itens como restauração, catalogação e digitalização do acervo, além de projeto educativo e publicação de site específico para pesquisa. O projeto é completo, abrangente e utiliza diversos elementos da música raiz-antena, o que possibilita a propagação da diversidade cultural existente em nosso país e de artistas ligados à brasilidade", afirma.
"As obras de Smetak são verdadeiros esboços de novos instrumentos e de outros que apenas sugerem sons sem soar", diz Arto Lindsay, curador da exposição. "Por serem produzidos com materiais frágeis, seus instrumentos-esculturas refletem tanto o Brasil quanto a situação pessoal do artista e, por isso, achamos importante deixar algum mistério no confronto com estes objetos que fogem, com tanta graça, da significação", complementa.
A produtora-executiva do projeto, Minom Pinho, relata que "mais do que uma exposição da obra, o projeto Smetak Imprevisto permite a entrada do público no universo potente, sonoro e experimental do artista. Tal realização só foi possível com a parceria da Natura que, além de promover e difundir ainda mais a cultura brasileira, também possibilitou a recolocação da obra de Smetak no panorama musical nacional".