A tela é uma das mais valiosas que existe na Bahia
A tela pertence a Fundação Mariani e está num dos salões da Associação Comercial da Bahia (F:G)
Foto:
Durante palestra do engenheiro militar Christovão Dias de Avila Pires Junior sobre Caramuru e Praguaçu, cinco séculos de história nas origens européias do Brasil, na sede do Instituto Geográfico e Histórico, realizada no início da noite desta quarta-feira, 15, o presidente da Associação Comercial da Bahia, Eduardo Moraes de Castro, protestou contra o fato da Associação Comercial do Rio de Janeiro estar difundido que é mais antiga do que a ACB.
E, fez uma revelação que deixou a platéia apreensiva na medida em que anunciou que a Fundação Mariani está querendo levar o quadro óleo sobre tela intitulado "A Chegada da Família Real a Bahia", 1952, que se encontra na ACB sob comodato, para as comemorações dos 200 anos da vinda da família real portuguesa para o Brasil, em janeiro de 2008, mas, teme que o quadro não retorne mais a Bahia.
O quadro é um Portinari datado de 1952, certamente uma das obras mais valiosas que existem no Estado, não só por seu valor em real, como pela representatividade que exprime, uma das raras peças a óleo com essa categoria e dimensão (ocupa uma área do salão de recepção às autoridades na ACB, tela de 1.50x2.30, salvo engano).
Perguntado pelo Bahia Já no final do encontro se mandaria a tela ao Rio, o presidente Moraes de Castro afirmou: "Que jeito, não é nossa". Mas, fez a ressalva de que a Fundação Mariani teria se comprometido a devolver a tela ao Estado.
POLÊMICA
Sobre a polêmica em torno das idades de fundação da Associação Comercial do Rio de Janeiro e da Associação Comercial da Bahia destacou que a ACB é a mais antiga do país, datando de 1811 (comemorará o bicentenário em 2011) enquanto a do RJ, que se diz de 1809, é, na verdade, de 1820.
Segundo o engenheiro militar e palestrante Christovão Dias de Avila a questão é que, a ACRJ considera que a data de 17 de julho de 1809, quando o príncipe regente Dom João VI, assinou um alvará para que os representantes do comércio instalassem uma associação comercial, passou a ser vista por muitos como a original da criação da entidade, quando, a rigor, ela só foi inaugurada em 15 de maio de 1820.