Cultura

CÂMARA EXALTA 209 ANOS DA REVOLTA DOS ALFAIATES COM PROGRAMA CULTURAL

Solenidade será na Câmara de Vereadores de Salvador
| 07/08/2007 às 09:05
  A programação que a Câmara Municipal de Salvador promove para comemorar os 209 anos da Revolta dos Alfaiates, quando líderes populares criaram um movimento com objetivo de lutar pelos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade começa nesta terça-feira, 7, e vai até sexta feira.

   O ponto alto do evento será na sexta feira a tarde, com a entrega da comenda Maria Quitéria para Dona Canô, matriarca da família Veloso, pelo presidente da Câmara, vereador Valdenor Cardoso.

   Este é o roteiro da programação: Na terça feira, às 10 horas haverá a exibição do filme "Bahia por Exemplo", no Memorial da Câmara; às 15 horas, mais um filme será exibido: "Gayaku Luiza", também no Memorial. E às 16 horas, será aberta a exposição de documentos referentes à Revolta dos Alfaiates.

   Na quarta - feira mais dois filmes serão exibidos no Memorial: "Cantos de Trabalho" e "Festa da Boa Morte", respectivamente às 10 e 15 horas, no Memorial. Na quinta-feira, às 18 horas, se apresentarão os corais da Câmara e do Liceu de Artes e Ofícios.

   Na sexta-feira, a programação começa às 9 horas com a solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador, com a presença do Governador do Estado, do Prefeito Municipal, vereadores e autoridades. Às 10 horas, será realizada no Centro Cultural da Câmara uma sessão especial para lembrar a Revolta dos Alfaiates e será entregue a comenda Maria Quitéria à desembargadora Neuza Alves. Às 11 horas, serão homenageados com uma corbelha de flores os heróis do movimento libertário.

   Às 14 horas, um cortejo com fanfarras, grupos de dança e grupos culturais, sairá da Praça dos Aflitos com destino à Praça da Piedade, onde será reinaugurado o busto de Manuel Faustino, um dos principais líderes da Revolta dos Alfaiates. As comemorações serão encerradas às 17 horas, com a entrega da comenda Maria Quitéria à matriarca da família Veloso, Dona Canô, que em setembro completará 100 anos de vida .