Essa é uma das lendas mais difundidas em todo mundo ocidental a do rato morto dentro do saquinho de batatas fritas.
E voltou a acontecer, semana passada nos Estados Unidos. Um homem de 66 anos de idade afirma (de novo) que encontrou um rato frito dentro de um saco de batatas que comia segundos antes de ser engolido.
"Ainda bem que eu vi. Estava indo a caminho da minha boca" - disse Jack Hines, aposentado.
"Eu senti a pele e trouxe de volta, olhei aquilo e joguei longe" - acrescentou.
A companhia responsável pelo produto, a Frito-Lay Inc., informou que recolherá o pacote de batatas e o rato para investigar o caso, denominado de "reclamação insubstancial".
O material foi levado para sede da empresa em Plano, Texas.
O porta-voz da companhia, Jared Dougherty, disse que, após ver uma foto do rato, ficou "muito cético" sobre o fato de que o roedor tenha entrado no saco durante a produção. Para ele, a experiência mostra que tais "objetos estranhos" entram nos sacos depois que saíram do controle da fábrica.
Dougherty disse que Hines manteve o saco de batatas por mais de duas semanas antes de abri-lo e o abriu uma semana antes de descobrir o rato. O resultado da perícia deve sair em alguns dias.
Um caso semelhante ocorreu no começo do ano no Estado do Colorado, segundo a porta-voz Aurora Gonzalez. Uma investigação concluiu que o rato encontrado em batatas chips havia entrado no saco depois que o produto saiu da fábrica da Frito-Lay .
* Notícia divulgada pela AP na semana passada.
Há referências de vários casos assemelhados na literatura do gênero.