A Secretaria de Cultura do Estado começa a implementar, nesta terça-feira, 17, as ações do Plano de Desenvolvimento Territorial da Cultura no Baixo Sul, com a Caravana de Leitura e cursos nas áreas de educação patrimonial e das relações étnico-raciais, além de workshop para elaboração de projetos.
A primeira atividade será a Oficina de Educação Patrimonial, de 17 a 19 de julho, em Ituberá, com o objetivo de montar uma proposta de educação patrimonial para o município. A programação contará com aulas práticas e teóricas para a conservação de imagens e fotografias, além de palestras sobre salvaguarda, oralidade e memória.
A oficina, promovida através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado (Ipac), é destinada a 60 servidores municipais, educadores, agentes culturais, representantes de organizações civis e culturais, estudantes e lideranças religiosas locais.
Em Valença, no dia 20, acontece o Workshop de Projetos Culturais, que será realizado por meio da Fundação Cultural do Estado (Funceb). A idéia é apoiar artistas e produtores dos municípios do território na elaboração de projetos para facilitar a participação do interior nos editais da Funceb e no Programa de Fomento à Cultura da Secretaria.
Dia 25, será promovido, em Ituberá e Valença, o curso Educação das Relações Étnico Raciais para capacitar professores dos municípios do Baixo Sul, visando a aplicação da Lei 10.639, que prevê a inserção da cultura afro-brasileira no currículo das escolas de ensino médio e fundamental. A ação faz parte do projeto Ire Ayó, da Superintendência de Cultura, coordenado por Vanda Machado (Doutora em Educação pela Ufba).
A última atividade do mês de julho será a Caravana de Leitura, dias 28 e 29, em Cairu, e contará com as presenças do secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, do diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro, e da superintendente de Cultura, Ângela Andrade.
Estão previstos debates, oficinas, palestras, lançamentos de livros e apresentações literárias e performáticas. No início de agosto, dias 4 e 5, a Caravana de Leitura chega a Valença, com atividades programadas para o Centro Cultural e ruas da cidade.