Cultura

FOTOGRAFIA: OLHAR IMORTAL DE ZÉLIA GATAI SOBRE O ESCRITOR JORGE AMADO

A mostra será aberta neste sábado, 7
| 06/07/2007 às 22:28

   Zélia Gattai Amado teve a oportunidade única de conviver com alguns dos maiores intelectuais, escritores e artistas, que figuraram na história da segunda metade do século XX.

   A partir da década de 50, Zélia começou a fotografar momentos da sua vida com o escritor Jorge Amado, sempre rodeada por essas personalidades do mundo inteiro. 
 
   Várias delas foram captadas pelas suas lentes e ilustram a exposição `Zélia Gattai Amado Fotógrafa - Um Olhar Imortal´, a ser inaugurada, para convidados, neste sábado, 7, às 11h, na Reserva Imbassaí, litoral Norte da Bahia.

   A mostra permanecerá aberta à visitação até 30 de setembro e poderá ser visitada diariamente das 9h às 17h.


    O projeto é uma homenagem à escritora no mês em que completa 91 anos de idade, mostrando o viés fotográfico da sua arte, anterior ao seu reconhecido trabalho literário.

   "A obra fotográfica de Zélia Gattai Amado não se resume ao registro histórico, ela é de grande qualidade técnica e traduz uma sensibilidade e um senso de oportunidade ímpares", define a filha, Paloma Amado, que em parceria com a fotógrafa Arlete Soares é responsável pela curadoria da exposição. A concepção da mostra é da Corrupio Produções, e o patrocínio do grupo Reta Atlântico e de Josinha Pacheco Consultoria Imobiliária.


MEMÓRIA EM
PRETO E BRANCO


   Memorialista, assim como toda a sua obra literária, a mostra de Zélia Gattai conta com 42 fotos em preto e branco, selecionadas entre milhares de negativos de personagens como o poeta chileno Pablo Neruda, o casal Jean-Paul Sartre & Simone de Beauvoir e Picasso, personalidades que fizeram parte do convívio do casal Amado durante o exílio na França, de 1948 até 1952.
 
   O cantor Caetano Veloso, Oscar Niemeyer e o artista plástico Moacyr Scliar, também estão entre os amigos presentes ao longo dos 56 anos de casamento com Jorge Amado. Completam ainda a coletânea, personagens populares do universo `amadiano´, fotos de Jorge Amado, de familiares e alguns registros da juventude da autora.


   Todos os painéis fotográficos da exposição serão acompanhados por textos extraídos dos livros de Jorge Amado, Navegação de cabotagem e Bahia de Todos os Santos, que fazem menção às personalidades retratadas. A maioria das fotos são retratos, closes carregados de espontaneidade, que Zélia revela talento para registrar. Em muitas das imagens, o seu modelo principal, Jorge Amado, aparece sozinho ou acompanhado por seus amigos.