Cultura

SEMINÁRIO SOBRE CULTURA E CONFLITOS DO CAPITALISMO NA FACOM

O evento será realizado entre 16 e 18 próximos
| 05/07/2007 às 18:29

   Salvador sediará, de 16 a 18 de julho próximos, o Seminário Internacional "A Constituição do Comum - Cultura e Conflitos no Capitalismo Contemporâneo".

   Professores e pesquisadores discutirão a comunicação e a cultura, analisando as mudanças ocorridas na economia e na sociedade capitalistas. O desemprego, o trabalho cooperativo em rede, as novas formas da produção intelectual, a centralidade econômica da cultura e a democratização da produção de bens culturais são alguns dos temas em debate. 

   O Seminário tem entrada franca e acontecerá a partir das 9 horas, no auditório da Faculdade de Comunicação da Ufba (Campus de Ondina).


   PROGRAMAÇÃO

   A abertura, dia 16 de julho, contará com as participações do secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, o reitor da UFBA, Naomar Almeida, além de representantes do Ministério da Cultura e da Universidade Nômade do Rio de Janeiro. O superintendente de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura da Bahia, Paulo Henrique de Almeida, coordena no dia 17, às 9 horas, a mesa-redonda "Território, rede e movimentos", tema que será debatido pelo coordenador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult), professor Albino Rubim, Gerardo Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Alexandre Nascimento, da Universidade Nômade.


  Ainda no dia 17, às 15 horas, Paulo Henrique fala sobre o "Trabalho da Metrópole", ao lado dos professores da Ufba, Lhering Alcoforado e Tânia Fisher. O embate da TV Digital também será abordado, dia 18, às 9 horas, pelo diretor do Irdeb, Pola Ribeiro, o chefe da Agecom, Robinson Almeida e os professores Fábio Malini (Ufes) e Sérgio Amadeu (Casper Líbero). O encontro será encerrado dia 18, com a mesa-redonda "Novas Tecnologias e Mídias Táticas".


  O Seminário "A Constituição do Comum - Cultura e Conflitos no Capitalismo Contemporâneo" é uma realização do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura da Bahia, o Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Ufba, o Cult (Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura) e a Fapex.  O evento tem patrocínio da Petrobras.