Cultura

OLIMPÍADA DA MATEMÁTICA REÚNE ESTUDANTES EM MEIO A CRISE NA EDUCAÇÃO

A competição ocorre neste sábado, 16
| 15/06/2007 às 18:44
   Cinco mil estudantes da 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio, de 300 escolas públicas e particulares da Bahia, participam de uma competição diferente: a primeira etapa da 29ª Olimpíada Brasileira de Matemática e da 21ª Olimpíada Regional - Bahia.

   Promovida e organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática em parceria com o IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada, a competição conta com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisas - CNPq e objetiva, principalmente: incrementar o gosto dos alunos pelo estudo da Matemática; contribuir para romper o mito que a coloca, dada a sua suposta "dificuldade", como privilégio de "gênios"; constituir-se em mais um meio para propiciar a melhoria da qualidade do ensino da disciplina no país; e contribuir para a descoberta precoce de talentos para as ciências em geral.
 
  IMUFBA

  Na Bahia, as Olimpíadas são de responsabilidade do Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia (IMUFBA) que tem conseguido fazer com que, além das escolas de Salvador, um grande número de escolas do interior do estado participem do evento com grande interesse. Em Salvador, a mobilização é grande: apenas no Colégio Anchieta (Pituba), cerca de 200 alunos estão inscritos nos três níveis da competição, divididos de acordo com as séries e faixa etária de cada um.

   Para o coordenador de Matemática do Colégio, professor Fernando Meyer, há uma significativa contribuição para o refinamento do raciocínio lógico-matemático do aluno, presente em todas as fases do ensino da disciplina, mas que é trabalhado, nas Olimpíadas, em sua essência, uma vez que um alentado número das questões propostas, embora requeiram do aluno conhecimentos básicos, não se atrelam, necessariamente, ao domínio de conteúdos específicos.

   Os alunos que forem aprovados nesta primeira prova, válida simultaneamente para a Olimpíada Brasileira e para a Regional-Bahia, estarão classificados para a segunda fase da Brasileira que acontecerá no mês de setembro. Os aprovados nesta etapa participam da terceira e última etapa, prevista para o final de outubro.

   Quanto à Regional-Bahia, há apenas uma segunda fase, a se realizar, provavelmente, nos primeiros dias de novembro. Têm acesso a esta fase todos os aprovados na primeira fase da Brasileira e mais alguns alunos, uma vez que a "nota de corte" (nota classificatória) da Regional é menor que a da Brasileira.

   Ao final destas competições, os alunos mais bem classificados recebem medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa e ainda podem, a depender da pontuação obtida, competir em olimpíadas internacionais.

   Em 2006, citando somente os alunos que conquistaram medalhas de ouro, destacaram-se: Lucas Gabriel Meira Chehade e Felipe Guimarães Sampaio Lopes (nível 1 - 5ª e 6ª séries), Vanessa Klein Passos (nível 2 - 7ª e 8ª séries), Alfredo Roque de Oliveira Freire Filho e Guilherme Zantieff Topolski Chaves (nível 3 - Ensino Médio). Alfredo, com apenas 16 anos e cursando a 2ª série do Ensino Médio, também conquistou medalha de prata na fase nacional da Olimpíada. Além disso, na condição de "treineiro", obteve uma pontuação que o aprovaria no vestibular de 2007 no Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA.