Cultura

ATENÇÃO MULHERES QUE DESEJAM CASAR: PEÇAM AJUDA A SANTO ANTONIO

O santo é muito querido pela população de Salvador
| 13/06/2007 às 11:45
Santo casamenteiro e querido dos mais pobres (F/G1)
Foto:
  Esta quarta-feira, 13, é dia de Santo Antônio, um dos santos mais populares do país, e os foguetes foram lançados ao ar pelos seus devotos. Ele é considerado padroeiro dos pobres, por causa da bondade e simpatia, mas é conhecido mesmo como "santo casamenteiro".

  Santo Antônio nasceu em Lisboa, em agosto de 1195, e foi batizado com o nome de Fernando de Bulhões. Aos 15 anos, entrou para um convento agostiniano. Em 1220, trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana. Estudou e deu aulas de teologia na Europa e morreu em 13 de junho de 1231, em Pádua, na Itália.


  Existem várias versões sobre a capacidade de Santo Antônio de favorecer a união dos casais. Uma delas conta que um jovem pobre, em idade de casar, não tinha dote e recursos. Ele teria ouvido histórias sobre os poderes de Santo Antônio em histórias de amor e rezou diante da imagem. Neste momento, um papel caiu da mão do santo. Tinha um recado: "Dê à moça o equivalente ao peso do papel. Santo Antônio".


  O jovem estranhou, mas pesou as moedas na balança até os pratos se equilibrarem. Era o suficiente para o dote da "princesa". 
 

 Pão dos Pobres


  No dia do santo, celebrado em 13 de junho, os fiéis costumam comer o "bolo de Santo Antônio" e buscar o pão abençoado nas igrejas. Muita gente acredita que, se comer um pedaço do bolo, tem a "ajuda" do santo para conseguir um (a) namorado (a).



   A história do "pão dos pobres" surgiu quando Santo Antônio era Guardião (superior) de um convento franciscano. Ele distribuía pessoalmente aos pobres os pães que ficavam no cesto da cozinha. Na hora da refeição, um dos frades perguntou se não havia pão para a fraternidade. Santo Antônio pediu que ele voltasse à cozinha e que encontraria os pães. O cesto estava repleto. Hoje, as pessoas costumam usar os pães para representar a fartura em suas casas.
 

 Imagem


  O santo é normalmente representado carregando o menino Jesus nos braços. Por ser conhecido como casamenteiro, as moças solteiras costumam fazer de tudo com a imagem para encontrar seus noivos. Algumas chegam a colocar o santo de cabeça para baixo e o colocam na posição correta se conseguirem um namorado. Também chegam a separar o menino Jesus e prometem devolvê-lo depois de encontrarem o companheiro ideal.

Saiba mais
  • Envie uma simpatia para o Bahia Já