Sugestão bastante criativa e inócua
- Os artistas unidos jamais serão vencidos.
- Artistas da dança unidos jamais serão vencidos.
Não é matéria política não. É de cultura.
Os slogans acima foram postados a propósito da sugestão dada à categoria pela diretora da Fundação Cultural do Estado, Gisele Nussbaumer, para que a categoria em caso de atraso de pagamento dos projetos contratados pela Funceb, se mobilize e vá à porta da Secretaria da Fazenda "para agilizar o repasse das verbas".
Pelo menos é isso que sugere a matéria de Márcia Ferreira Luz, em A Tarde, sobre os editais lançados para os produtores de dança da Bahia.
A idéia de compartilhar responsabilidades proposta pela Funceb é boa e deixar de ser executora de projetos, melhor ainda.
A questão toda se resume, segundo os produtores, primeiro na transparência; e segundo na garantia de que os recursos dos projetos ganhos nos editais saiam em dia, ou pelo menos até a montagem dos espetáculos.
Como ninguém tem garantia disso, até porque sempre houve atrasos em verbas para a cultura, o eterno pato feio de qualquer administração, Gisele deu essa singela sugestão, um tanto quanto ridícula, na medida em que, é só tomar como exemplo os professores em greve.
Categoria poderosa, enorme, com apoio da CUT não consegue sensibilizar o governo, imaginem os artista da dança na porta do secretário Carlos Martins.
Melhor fez a diretora da área, Lúcia Matos, ao afirmar que está aprendendo a ser gestora.