Cultura

MUSEU DE ARTE SACRA EM CONVÊNIO COM A CAIXA VAI ORGANIZAR TODO ACERVO

Todo acervo armazenado será restaurado
| 26/05/2007 às 22:36
Todas as peças do MAS serão armazenadas adequadamente (F:G)
Foto:
  O Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia (MAS) inaugurou na última sexta-feira a "Reserva Técnica Professor Edgard Santos". 

  O projeto, financiado pela Caixa Econômica Federal, contemplou o acervo do museu e vai armazenar adequadamente as coleções que não estão expostas. 

   Estão armazenados na reserva técnica cerca de mil objetos de arte sacra de diversas tipologias, como têxteis, esculturas, pinturas, ourivesaria e mobiliário histórico.

   Coordenado pelos professores da UFBA, Griselda Klüppel, Maria Hermínia Hernandez e João Dannemann, o projeto previu também a restauração de todo o acervo armazenado no MAS.
 
   Responsável pela concepção do projeto, Griselda explica que a ação é conseqüência do projeto-piloto Conservação Preventiva de Bens Culturais em Clima Quente, desenvolvido em 1998 no MAS , fruto de um convênio com a Fundação Vitae e como o Instituto Getty Conservation, além das universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e da Bahia.

   O projeto representou um investimento de R$ 256 mil e foi desenvolvido nos últimos doze meses. Responsável pela restauração do acervo armazenado, o arquiteto João Dannemann destaca que o público será o principal beneficiado com a restauração destas peças.

   "Com a recuperação destas peças, o MAS poderá incrementar seu rodízio de coleções, o que dará ao público a possibilidade de sempre ter acesso a novidades de grande qualidade artística e histórica". Após o diagnóstico das coleções, foi elaborado o Plano de Conservação Preventina, com foco no combate e controle dos agentes deteriorantes do acervo, provendo a edificação e as obras de arte de melhores condições de armazenamento.

   AMÉRICA LATINA 

   O Museu de Arte Sacra da Bahia é um dos maiores da América Latina. Foi criado em 1959, pelo reitor Edgard Santos a partir de convênio entre a UFBA e a Arquidiocese de Salvador, que disponibilizou o edifício, o antigo Convento Carmelita e o acervo inicial.

  Situado no Centro Histórico do Salvador, praticamente debruçado sobre a Baía de Todos os Santos, o museu é um grande exemplar da arquitetura religiosa do século XVII.
 
   O conjunto arquitetônico inclui ainda a Igreja de Santa Teresa de Ávila com seus retábulos barrocos e neoclássicos. Além das coleções da Arquidiocese, o acervo do museu é composto por obras adquiridas nos últimos 47 anos ou a ele confiadas por irmandades, conventos e colecionadores particulares. Hoje, o MAS detém um dos maiores acervos de arte sacra da América Latina.

  São mais de cinco mil obras, incluindo imagens, pinturas, prataria, ourivesaria e mobiliário. Deste total, cerca de 4 mil estão em exposição permanente