Cultura

PUBLICITÁRIOS SE REÚNEM EM GUARAJUBA SEM EDITAL DA CONTA GOVERNO

Evento vai o fortalecimento do mercado publicitário
| 23/05/2007 às 18:24
   Será realizado a partir desta quinta-feira, 24, até domingo, no Vila Galé Mares Resort, em Guarajuba, o VI Fórum de Propaganda da Bahia com o setor ainda sem saber quando o governo do Estado lançará o edital da conta governo.

   Como é típico do PT, lá se vão cinco meses de governo e até agora, toda publicidade oficial está sendo divulgada através da rubrica emergência, desde campanha de vacinação a apoio ao Campeonato Baiano de Futebol. 

   Ou seja, o PT quando era oposição pregava uma coisa; agora, no governo, pratica outra.

   O mercado já reagiu. Os sindicatos e associações vinculados às emissoras de rádio e televisão promoveram uma reunião e decidiram que, se recebem pão e água, vão tratar o governo, na mídia jornalística, com a mesma moeda.

   O governo parece não se abalar e segue seu curso levando "porradas", como se diz no baianês, nos veículos de comunicação de massa e na midia impressa, não só porque deixa de reagir com a midia institucional, mas, também por falta de uma política de comunicação.

   O caso da lancha de Zuleido Veras utilizado pelo governador eleito, Jaques Wagner, e pela ministra Dilma Roussef, em novembro último, foi emblemático. Um bate cabeça desnecessário e desgaste para imagem do governo.

   Recentemente, a TV Itapoan reclamou porque o governo não enviou um SAC móvel para um dos seus eventos, da iniciativa privada, e ficou por isso mesmo. Varela sentou à pua no governo sem dó e piedade. Resposta do governo? Nada.

   VALORIZAR MERCADO

   O tema central do VI Fórum vai ser a valorização do mercado e seu crescimento. Sidônio Palmeira, presidente da ABAP, Capítulo Bahia, defende um fortalecimento da indústria da comunicação. Bom tema, por sinal.

   A proposta, a médio prazo, é colocar a Bahia como 6ª no ranking nacional. Hoje, é a oitava. Não é tarefa fácil, sobretudo, porque, as grandes empresas com sede na Bahia têm suas contas publicitárias e outras, centralizadas em São Paulo.

   Veja, agora, o exemplo, do Salvador Shopping. A empresa optou por São Paulo para montar algumas de suas estruturas, inclusive na área de quadros elétricos, onde a bahia tem know-how e preço.

   A presidente do sindicato dos publicitários, Sinapro, Vera Rocha, está otimista. Diz que 2007deverá ser um ano bom para o mercado onde atua. 

   Saravá, pois.