População rejeita militantes do investimento
No último dia 14, o professor Fernando Conceição da FACOM/UFBA escreveu um artigo em A Tarde intitulado Militância Indenizada, no qual, critica a postura de ex-colegas seus que atuaram juntos (ou na mesma cidade do Salvador) combatendo a ditadura militar e que, hoje, buscam indenizações nos cofres do governo federal.
Em outro comentário, desta feita de Millôr Fernandes, ele situava do alto dos seus mais de 80 anos de idade, que nunca imaginou que a militância política no Brasil se transformasse em investimento. Ele achava que eram atos de natureza política.
Fernando Conceição também relata em seu artigo que "pensei que fazíamos aquilo por ideal" e depois conclui "me sinto um otário que sou".
Em Salvador e na Bahia existem vários desses militantes do investimento, um deles, bastante conhecido da FACOM, é o professor Emiliano José, ex-PMDB, hoje, no PT como suplente de deputado federal.
ENQUETE
Daí que o Bahia Já promoveu entre os dias 14 e 17 últimos uma enquete fazendo a seguinte pergunta: E você, concorda que os militantes políticos das décadas de 1970/80 que lutaram contra o regime militar de 1964 sejam indenizados?
Votaram 51 leitores e 84.31% (43 votos) disseram NÃO; enquanto 15.69% (8) disseram SIM.
Ou seja, a população não vê com bons olhos esses militantes do investimento.