Missa na igreja de São Jorge, na cidade baixa, amnrca a festa na igreja católica
Hoje, dia de São Jorge, Oxóssi caçador, com festa na Bahia nas igrejas que se dedicam ao santo como patrono e nos terreiros de umbanda de angola. Esta manhã houve missa na igreja de São Jorge, na Cidade Baixa, e missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho.
São Jorge é um dos santos mais populares do Brasil, em especial, no Rio de Janeiro, onde é Ogum. Na Bahia é Oxóssi, patrono das três principais casas de santo de Salvador, a Casa Brança, o Gantois (Ilê Iyá Omin Axé Yamassé) e Axé Opô Afonjá, embora, nesses sítios de Keto e noutros da linha Gege, o ciclo de festas para o orixá se inicie em setembro com ápice às reverências em dezembro.
Ainda nesses terreiros no dia de Corpus Christi, a exceção do Axé Opô Afonjá, reza-se missa em louvor ao orixá que, no sincretismo baiano é São Jorge.
DIA 23 DE ABRIL
Em Lauro de Freitas, em Mirinha do Portão e outros candomblés de Angola, a festa é hoje. Assim como no Rio de Janeiro e em algumas cidades da Europa, especialmente, em Barcelona. Na Catalunha São Jorge é endeusado como aquele que veio para salvar o povo catalão em batalhas memoráveis na idade média. Sua imagem se encontra entronisada na sede do Ayuntamento (Prefeitura) e na Generalitat (governo autônomo e geral).