O Parlamento Europeu já se manifestou contrário à lei
O Grupo Gay da Bahia (GGB) e o Grupo de Gays Negros Quibanda Dudu, também da Bahia, vão organizar e integrar uma mobilização internacional contra projeto de lei do presidente da Nigéria, Olusegum Obasanjo, que condenou a cinco anos de prisão a quem se declarar homossexual naquele país ou mantiver relações sexuais com parceiro do mesmo sexo.
O militante do GGB e seu ex-presidente, Luiz Mott, está indignado com a atitude da política da Nigéria em relação aos homossexuais e fizeram uma manifestação de protesto em frente a Casa da Nigéria, no Pelourinho, em Salvador. Já o presidente do Quibanda Dudu, Marcelo Cerqueira, considera essa proposta inaceitável.
LEI RETRÓGODA
O Parlamento Europeu (instituição parlamentar da União Européia) fez um pedido oficial ao governo da Nigéria pedindo que o país africano abandone a idéia de aprovar uma legislação que prevê prisão de até cinco anos a qualquer pessoa que se encontre com um homossexual, independente do motivo do encontro.
A lei é muito mais retrógada e rígida do que se imagina. Além de proibir um encontro, mesmo que formal, com qualquer homossexual, impede, por exemplo, a formação de um grupo gay, o acesso a sites gays e até a venda ou aluguel de propriedades para homossexuais.
Vale lembrar que o governo da Nigéria já proibiu os homossexuais de saírem do país para se casarem fora, assim como passou a punir qualquer pessoa que simplesmente assista uma cerimônia gay.
Além do Parlamento Europeu, a intenção do governo nigeriano aprovar essa lei também vem sendo criticada por organizações internacionais de defesa dos direitos humanos e dos homossexuais.