Cultura

FILME DE NOILTON NUNES MARCARÁ LANÇAMENTO DA JORNADA DE CINEMA 2007

Lançamento da Jornada de Cinema na Sala Walter da Silveira
| 23/03/2007 às 21:00
   O lançamento oficial da XXXIV Jornada Internacional de Cinema da Bahia acontecerá no próximo dia 29 de março, às 20 horas, na Sala Walter da Silveira, após a solenidade, será exibido um media-metragem sobre a Jornada do ano passado, realizado por Noilton Nunes.

    A 34ª edição da Jornada Internacional da Bahia, que tem como lema Por Um Mundo mais Humano, está programada para acontecer de 12 a 18 de setembro de 2007, no cenário acolhedor da capital baiana.


    O principal destaque da próxima Jornada será a integração cinematográfica latino-americana, um processo iniciado na segunda metade dos anos de 1950 com os pioneiros Nelson Pereira dos Santos e Fernando Birri, e para o qual contribuiu também a influência do neo-realismo e do mestre do documentarismo mundial  Joris Ivens.


     Este desejo de integração ganhou nova dimensão com a revolução cubana e conquistou a Europa através da Itália no início dos Anos 60 do século passado, revelando o Cinema  Novo Brasileiro e o Novo Cine Latino- Americano. Hoje ele está maduro para alcançar novos patamares com a revolução tecnológica do digital e num instigante cenário político de uma América Latina independente ciosa das suas raízes nacionais.


    Na ampla programação do festival, além do Concurso Afro-Íbero-Americano de filmes e do seminário internacional sobre a integração cinematográfica latino-americana, a Jornada 2007 espera realizar uma mostra-homenagem a Francesco Rosi, por ser este cineasta italiano, o realizador que faz um cinema mais identificado com o ideário de luta, que tem pautado por mais de trinta anos a trajetória de afirmação ideológica da Jornada Internacional de Cinema da Bahia.


Na dimensão local, a Jornada 2007 estará homenageando o documentarista baiano Agnaldo Siri Azevedo, com uma exposição e um filme sobre ele, ao completar 10 anos do seu falecimento. A próxima Jornada também será palco de uma homenagem especial a Fernando Birri a figura mais representativa da integração cinematográfica latino-americana.


No âmbito do concurso o festival continuará cada vez mais empenhado em valorizar as novas produções audiovisuais afro-ibero-americanas comprometidas com o ser humano e a defesa da Natureza. Deste modo serão destacadas as obras inteligentes e criativas que combatem a desigualdade social, que alertam para o perigo do aquecimento global e enaltecem a liberdade e a paz.