Cultura

BAIANOS NÃO PRECISAM MAIS FAZER ENTREVISTA PARA CONSEGUIR VISTO P/ EUA

A entrevista consular foi suprimida, mas, a viagem a Recife para entrega de documentos não.
| 22/03/2007 às 08:28
Fila de baianos e nordestinos na porta do consulado dos EUA, em Recife (Foto:ABJ)
Foto:
   A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou esta semana em comunicado algumas alterações na renovação de visto para ingresso no país. 

  A partir do próximo mês, os brasileiros que precisam renovar seus vistos de não-imigrante para os EUA não precisarão mais passar por uma entrevista formal com uma autoridade consular. A idéia é agilizar a grande demanda de vistos solicitados por brasileiros.

  As alterações entram em vigor a partir do dia 2 de abril, mas, os baianos terão que ir à cidade do Recife para solicitar o visto através da entrega dos documentos na sede do consulado que atende as regiões Nordeste e Norte do país.

  A sede do Consulado dos Estados Unidos em Recife fica situada no centro da cidade, numa transversal da Avenida Conde da Boa Vista e são agendados por dia, expediente para a concessão de 100 vistos, sendo a maioria de pessoas do Estado da Bahia. Ou seja, qualquer baiano que deseja ir aos Estados Unidos tem que fazer uma viagem a Recife (ou se residir fora da Bahia em Brasília, Rio e São Paulo) com agenda pré-fixada através de uma agência de viagem, para conseguir tal concessão.

  FICOU MAIS FÁCIL

  Com a decisão da Embaixada norte-americana de por fim a entrevista consular, a concessão do visto ficou mais fácil (ou, aparentemente não) na medida em que o requerente só precisa a partir de abril entregar os documentos no consulado de Recife (caso dos baianos) e aguardar em casa a resposta.

   Até então, o candidato a viagem tem que comparecer ao consulado, enfrentar uma fila (mesmo pré-agendado) na porta do consulado de pelo menos uma hora e aguardar na parte interna da representação para ser entrevistado pela autoridade consular. Aí, enfrenta mais duas horas, pelo menos de nova chamada.

  A vantagem é que, com a entrevista realizada pela autoridade consular a pessoa fica sabendo logo se terá ou não o visto, e tem, em caso de negativa, a possibilidade de contra-argumentar, repor documentos, enfim, a chance é maior de conseguir. Com a nova metodologia o postulante perderá essa oportunidade de explicar ao vivo, o porque da sua viagem ou da sua pretensão de passar uma temporada nos Estados Unidos.


NOVA METODOLOGIA

  Os solicitantes que precisam renovar o visto ainda válido - ou expirado há no máximo 12 meses - devem agendar uma entrevista apenas para entrega de passaporte, documentos, formulários e para fazer a identificação digital. A entrevista formal, com o cônsul, não será mais necessária.


  O novo procedimento pretende reduzir o tempo de espera dos brasileiros que precisam renovar seus vistos para os EUA. De acordo com a Embaixada norte-americana, a nova medida deve aumentar a capacidade do processamento de vistos nas quatro seções consulares americanas em todo o Brasil - Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. 

  Os solicitantes de vistos para os EUA poderão agendar as entrevistas para a documentação em qualquer uma das quatro seções consulares americanas no Brasil. As entrevistas não precisarão mais ser marcadas obrigatoriamente na jurisdição consular de seu estado de residência no país.


  O Serviço de Informação de Vistos e Agendamentos oferece agendamento preferencial automático para renovação de vistos, e para solicitantes de vistos de estudantes (vistos F ou M) e de vistos para programas de intercâmbio (vistos J).


   AGENDAMENTO SEM AGÊNCIA

   O agendamento pode ser feito também sem a intermediação de uma agência de viagem, desde que o postulante tenha um parente ou amigo em Recife para solicitar o pedido de agendamento, preencher o formulário, entgregá-lo de volta no consulado e aguardar a data do agendamento. Mas, via de regra, o melhor caminho, o caminho mais confortável e confiável é fazer o agendamento através de uma agência de viagem ou de turismo.