O poeta está completando 160 anos do seu nascimento
A Câmara Municipal de Salvador fará nesta quarta-feira, 14, uma sessão especial em homenagem ao poeta Castro Alves, nascido em 14 de março de 1847 na Fazenda Cabaceiras, hoje, município de Cabaceiras do Paraguaçu, onde funciona o Parque Histórico Castro Alves.
Considerado o poeta que defendeu a causa da abolição da escravatura foi também um vate romântico por excelência, pois abordou em muitas de suas obras as paixões entre as mulheres que amou em sua curta vida de 24 anos. Seu poema clássico e mais conhecido é "O Navio Negreiro - Tragédia no Mar", concluído em 1868.
O poeta morreu de tuberculose, ainda muito jovem, na residência da família, no bairro do Sodré, em Salvador. O Palacete do Sodré abrigou o Colégio Ypiranga. O edifício foi tombado em 1938 e submetido a obras de conservação em 1945 e em 1992.
OUTRAS HOMENAGENS
Como acontece todos os anos as homenagens ao poeta começarão com alvorada seguida de missa campal, do projeto "Sopa de Letras", voltado para crianças de 1ª a 4ª série; o lançamento do livro "Castro Alves - Um Parque para o Poeta", do Prof. Edivaldo Boaventura; recital; apresentação de grupos culturais "Lindroamor", e o "Tabuleiro da Pindoba" e apresentação do espetáculo "Castro Alves - O Nosso Poeta", que será interpretado por atores da Companhia de Teatro Céceu. A companhia leva o apelido de infância do poeta.
Inaugurado em 1971, o Parque abriga objetos pessoais do poeta e familiares. O acervo dispõe de cerca de 400 peças, entre manuscritos, cartões postais, fotografias, livros, utensílios domésticos como vasos e pratos de porcelana.
EM SALVADOR
Em Salvador, a data será lembrada com uma passeata que seguirá do Campo Grande até a Praça Castro Alves. Ao longo do trajeto, haverá apresentação do espetáculo "Navio Negreiro", com cem atores dos grupos de poetas do Bom Juá, Passeio Público e Cidade Nova.Ao longo do trajeto, poemas de Castro Alves serão recitados por integrantes do grupo "Casa Poesia Bahia Brasil".