Cultura

CARDEAL ARCEBISPO DA BAHIA, GRALDO MAJELLA, CONDENA USO DA CAMISINHA

O cardeal Geraldo Majela participou da caminhada penitencial
| 12/03/2007 às 07:09

O arcebispo primaz do Brasil, dom Geraldo Majella, em entrevista ao Fantástico, Rede Globo, condenou o uso da camisinha e disse que sua disseminação, como pregam médicos e outros, representa "um momento sem consequência sem responsabilidade". Dom Majella destacou que o ato sexual pressupõe um momento fraterno e de amor entre duas pessoas e, portanto, não pode ser banalizado como está sendo, mormente pela mídia.

Ontem, o cardeal participou da Marcha paa Jesus uma caminhada penitencial que foi instituida em Salvador por seu antecessor, dom Lucas Moreira Neves, para contrapor o lado profano da Lavagem do Bonfim. Inicialmente, dom Lucas fazia sua caminhada entre o Largo dos Mares e a colina da basílica do Bonfim. Agora, dom Geraldo estendeu a caminhada entre a basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia a basílica do Bonfim, algo em torno de 9 km de percurso, o mesmo que se faz a Lavagem do Bonfim,

Participaram da caminhada de ontem aproximadamente 60 mil fiéis, segundo cálculos dos especialistas na matéria, mas, ainda muito abaixo do que acontece durante a Lavagem do Bonfim, embora, uma manifestação seja completamente diferente da outra.

OPINIÃO BAHIA JÁ

Outro dado interessante da caminhada foi o crescente número de participantes de várias paróquiaS o que demonstra uma organização da Igreja Católica, em bases mais políticas, no enfrentamento com outros cultos e religiões. A igreja Católica NA bHIA está viva, revigorada, e com liderança firme no seu comando. Além do que, atenta ao que se passa no Brasil. Dom Majella, foi firme e rápido, ao criticar a fala do presidente Lula da Silva sobre o uso da camisinha.