O artigo de Risério está em www.radiometropole.com.br
O escritor baiano Antonio Risério, autor entre outros de Carnaval Ijexá e Uma História da Cidade da Bahia, em artigo publicado no site da rádio Metrópole, Salvador, (
www.radiometropole.com.br) intitulado De Conversa em Conversa, assegura que "não há discussão cultural hoje na Bahia. Discussão cultural pública".
Segundo Risério "reina a complacência. E o que é mais grave: a autocomplacência. Todos aplaudem o que todos fazem. Cada um está muito satisfeito consigo mesmo".
Segundo Risério a Bahia perdeu a disposição ao debate e o senso de crítica e autocrítica. E, o que parece ser muito grave: "Perdeu-se a inquietude essencial".
Situa Risério que, em vez de discussão "temos fofoca"; em vez do debate, "a maledicência".
Risério está desencantado com a Bahia e finaliza seu artigo destacando que "ninguém discute filmes, peças de teatro, produções literárias, cariações plásticas, poemas então nem pensar. O que todos esperam, nos primeiros casos são prêmios. No segundo, o que conta é o número de shows e discos vendidos".
Para ele, na mídia baiana o que há é "jornalismo celebratório e auto celebratório. Laudas a loa".
Taí quem quiser ler o artigo de Risério na íntegra é só acessar o site da Metrópole.
OPINIÃO BAHIA JÁ
Risério tem conhecimento de causa no que escreve e fala. É um autor respeitado e conhece, como poucos, a cultura baiana. Tem razão em muitos pontos de vista no que diz em seu artigo, sobretudo em relação ao destaque excessivo e laudatório que a mídia dá em relação a música, a literatura e as artes de uma forma geral, sem senso crítico, sem quaisquer análises mais apuradas. Agora mesmo aconteceu uma "discussão" sobre a cultura baiana na Facom e o que se viu: burocratas de um lado; estudantes do outro. Não havia, salvo melhor juízo, as pessoas que de uma forma ou de outra produzem a cultura.