Cultura

CARDEAL MAJELA CONDENA CULTURA DA IDOLATRIA DO CORPO DA MULHER

O artigo do cardeal foi publicado em A Tarde, hoje.
| 04/03/2007 às 14:18

Às vésperas do dia internacional da mulher, próxima quinta-feira, 8, o cardeal primaz do Brasil, Dom Geraldo Majela Agnelo, destacou hoje em seu artigo semanal à A Tarde, intitulado a Transfiguração do Senhor, que se vive na atualidade a época de cultura de idolatria do corpo. Segundo o cardeal, "o corpo, especialmente da mulher, é muitas vezes reduzido a mercadoria de consumo, a sexo, e basta".
Em seguida, o cardeal acrescenta que "a própria função natural e belíssima de certas partes do corpo é desviada. O seio, julgado do uso que dele se faz, não parece mais, nem remotamente, ordenado ao aleitamento sagrado de uma criança, mas somente à ostentação e à sedução. Ao invés de servir para alimentar à vida, serve para alimentar o comércio".
Na opinião do cardeal, o qual, normalmente em suas orações dominicais se atêm a tema mais de reflexões religosas, "o corpo destacado da alma é como uma abatjour sem luz dentro: apagado, opaco. Assim é o sexo destacado da pessoa"

A TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR

No texto escrito publicado hoje, pelo cardeal, ele destaca que "Jesus enquanto orava, seu vulto mudou de aspecto e sua veste tornou-se cândida e fulgurante". Em seguida, conclui: "Todo homem que entra em profunda oração se transfigura, entra em profunda contemplação. Somos convidados em entrar em comunhão na eucaristia, participando de seu sacrifício da cruz, perpetuado em cada celebração do sacramento. Nosso coração será a tenda para acolher Jesus e os nossos ir~mãos, no amor que vem de Deus".

COMENTÁRIO BAHIA JÁ

O texto de Dom Geraldo Majela está atualíssimo, quer porque Sua Eminência aborda a transfiguração do senhor, esta semana contestada num documentário de um cineastra israelense com documentos (não se tem a confirmão se reais ou fajutos) sobre uma nova tumba onde teria sido sepultado Jesus, matéria veiculada nos Estados Unidos e no Jerusalem Post, diariamente; quer porque surgiu uma modelo capixaba de 26 anos se expondo na mídia, excessivamente peituda, afirmando que iria por 2.5 litros em cada mama, exatamente o que diz Sua Eminência "seio ordenado à sedução". Ademais, a Dolce e Gabbana também explorou uma provável submissão da mulher num anúncio que tem causado polêmica na Europa - especialmente na Espanha.