A Igreja anunciou a pouco a canonização do frei
Vaticano confirma segundo milagre e frei vira santo na visita do Papa em maio (ARq: Google)
Foto:
A Cúria Vaticana acabou de confirmar a pouco que o frei Galvão será canonizado pelo papa Bento XVI, em sua visita ao Brasil entre 9 e 13 de maio próximos, em solenidade no Campo de Marte, São Paulo, diante de 1.5 milhão de fiéis. Segundo fontes do Vaticano a Congregação dos Santos confirmou o segundo milagre do frei e ele passará a ser o primeiro brasileiro a ser considerado santo pela Igreja.
O Vaticano não forneceu informações sobre uma provável beatificação da irmã Dulce, fase anterior a canonização. Isso significa dizer que o processo da irmã Dulce encaminhado ao Vaticano por uma representação da Bahia ainda está longe de ser atingido. No caso do frei Galvão a sua beatificação aconteceu em 1998 e seu primeiro milagre foi confirmado em decreto papal no último dia 16 de dezembro.
Agora, a Igreja deverá publicar um novo decreto confirmando o segundo milagre para que a canonização seja efetivada.
FREI GALVÃO
Frei Galvão nasceu em Guaratinguetá, SP, no século XVIII (1739) e é um dos fundadores do Recolhimento Nossa Senhora da Luz, SP. É franciscano e adorado em São Paulo.
COMENTÁRIO
Como tudo o que acontece no país São Paulo está à frente justifica-se que o Frei Galvão, que é paulista, seja contemplado pela Cúria Vaticana como primeiro santo brasis.
A madre Paulina e o padre Anchieta que para a Igreja também seriam brasis, a rigor, são santos nascidos na Itália e nas Ilhas Canárias que atuaram e fizeram suas pregações e milagres no Brasil, mas não são nativos brasis.