Cultura

PESQUISA CAMPUS: CINEMA TEM PREFERÊNCIA NOS EVENTOS CULTURAIS EM SSA

O velho cinema cansado de guerra é o campeão
| 14/02/2007 às 10:08

A pesquisa Campus para avaliar a Exposição Salvador Negroamor também mediu a preferência dos baianos residentes em Salvador por eventos culturais que despertam maior interesse. E, para surpresa, o cinema conquistou o primeiro lugar com 61.4%; seguido de shows musicais com 50.1%; teatro 48%; festas de ruas 42%; espetáculos de dança 25.7%; exposição de pinturas e fotografias de fotos 22.9%; não sabem ou não responderam 41.4%.
 O Campus também avaliou qual o grau de interesse para eventos culturais e 43.8% disseram que há grande interesse; 35% médio interesse; 12.1% pequeno interesse; e não tem interesse 9.1%. Já sobre a importância de ter acesso aos eventos há grande importância (63.1%); média importância (22.9%); pequena 11.8%; e não tem importância 1.9%. Peguntados se costumam participar de eventos os entrevistados disseram que sim 59.7% e não 40.3%.
COMENTÁRIO
O que já se sabia sobre a população de Salvador o Campus mostra com a pesquisa, de maneira científica, que os baianos de Salvador têm fome de cultura para usar uma expressão do poeta (já falecido) Wally Salomão que imaginou introduzir no Brasil o gosto pela leitura (fome de livros foi a expressão que usou) com apoio do ministro Gil, da Cultura, o que, infelizmente, não aconteceu até hoje.
Surpresa foi a indicação de que o cinema é o campeão de preferência na terra da música, certamente porque os bilhetes são mais baratos do que nos shows e as casas de cinema mais confortáveis. Além disso, os shows com artistas do tipo Marisa Monte, Chico Buarque, etc, no TCA só para marajás.