Governo vai enviar uma cozinha solidária para a cidade na segunda feira, 24
Tasso Franco , Salvador |
23/11/2025 às 10:33
Familias pobres protegem o que têm como pode
Foto: PMARACI
Por que Araci, cidade da região do Sisal e município considerado um dos que mais sofrem com a seca, médio colégio eleitoral, localidade que não tem rio sofre tanto quando chove e inunda bairros e casas?
Há, ao menos duas explicações: a primeira é que os politicos só aparecem por lá para pedir votos; e a segunda é que a cidade é pobre, a população em sua maioria é de baixa renda, e não há saneamento básico na cidade.
Pronto: chouveu tem transtornos. E quando chove forte como na noite de quarta feira última inunda tudo, tem desabrigados e a vida segue porque a Prefeitura mal tem condições de pagar os funcionários e manter o básico funcioinando.
A cidade é administrada por uma prefeita da base governista que faz o que pode e pede SOS usando uma capa de chuva no meio do aguaceiro. Claro que tem de falar em otimismo, mas não pode falar nada mais do que isso. Salvo, evidente, pedir socorro ao governador.
Em nota à imprresa, o governo diz que estará disponibilizando comida pronta nos municípios de Lauro de Freitas e Araci, ampliando a assistência às famílias afetadas pelas fortes chuvas na Bahia. No município de Araci, a Cozinha Comunitária e Solidária vai começar na próxima segunda-feira (24) a distribuição de refeições, em ação já alinhada com a Prefeitura e integrada à estratégia de apoio aos territórios que enfrentam dificuldades por conta do mau tempo.
Em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), a Cozinha Comunitária e Solidária está realizando, neste sábado (22), a entrega de 300 marmitas para famílias atingidas. As equipes do programa, em articulação com a Defesa Civil estadual, chegaram aos locais de distribuição por volta de 11h para reforçar o atendimento.
Estradas baianas
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) liberou, ainda na noite de sexta-feira (21), o trecho da BR-116 que liga o município a Tucano e que havia sido interditado após a abertura de uma cratera no km 296. A rodovia foi bloqueada por uma erosão provocada pelas fortes chuvas que obstruíram a vazão de um bueiro, resultando no rompimento do aterro.
A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) segue monitorando as estradas estaduais desde a última quinta-feira (20). Até o momento, foram registradas quatro ocorrências, das quais três já foram solucionadas. Na BA-172, entre Santa Maria da Vitória e Santana, o tráfego na ponte sobre o afluente Olho D’Água está interrompido após parte da pista ceder em razão das chuvas intensas. A empresa responsável pela manutenção já iniciou os reparos para restabelecer o trânsito. Como alternativa, os motoristas podem utilizar a BA-582, que passa por Açudina, Canápolis e Gameleira, com trechos recentemente pavimentados.
Já estão liberadas a BA-575, entre Santana e Porto Novo, a BA-001, no trecho entre Ituberá e Nilo Peçanha, após a retirada de uma árvore caída na pista, e a BA-130, em Itagi, no km 444.
Seades atua com apoio às prefeituras
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) também acompanha com atenção os efeitos das fortes chuvas que prejudicam famílias de diversos municípios baianos. A equipe tem trabalhado na orientação técnica às prefeituras e, a partir de decreto de situação de emergência homologado pelo Governo do Estado, atua através do Fundo Estadual de Assistência Social para viabilizar amparo necessário às pessoas afetadas.
Recursos desta natureza possibilitam, por exemplo, a aquisição de cestas de alimentos e aluguel social, os chamados benefícios eventuais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Alerta pelo Whatsapp
O Governo do Estado mantém o envio de alertas sobre as chuvas pelo WhatsApp, compartilhando as informações oficiais da Defesa Civil sobre riscos, orientações e contatos de emergência.
Para receber os avisos, basta manter cadastro atualizado no portal ba.gov.br ou no app disponível para Android e iOS. Caso não seja inscrito, basta acessar este link: https://www.ba.gov.br/usuario/novo. O Governo do Estado dispara mensagens de alerta exclusivamente pelo número:(71) 4020-5353.