Caderno contém anotações que registram movimentações financeiras que ultrapassam o valor de R$ 1 milhão, referentes ao tráfico de drogas e com indícios de negociações de armas de fogo.
Tasso Franco , da redação em Salvador |
22/09/2025 às 17:24
Ação conjunta da SSP
Foto: Alberto Maraix
Os responsáveis pelo arsenal de 22 fuzis, munições, peças de armas e acessórios apreendidos em um sítio localizado em Vila de Abrantes, distrito de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na sexta-feira (19), são os principais alvos das investigações da 26ª Delegacia Territorial (DT/Vila de Abrantes). Neste domingo (21), novas incursões foram realizadas no local, com o objetivo de recolher mais elementos que possam colaborar com as apurações.
Em uma área de mata próxima ao sítio onde foram apreendidos os fuzis e demais materiais, foram encontradas uma balança de precisão, bombonas vazias utilizadas para armazenar os objetos, além de um caderno com anotações que registram movimentações financeiras que ultrapassam o valor de R$ 1 milhão, referentes ao tráfico de drogas e com indícios de negociações de armas de fogo.
Os levantamentos também subsidiarão investigações acerca da origem e do destino das armas e outros materiais encontrados no local. A principal linha de investigação aponta para um grupo criminoso responsável por tráfico e homicídios, com forte atuação em Salvador e na Região Metropolitana.
Atividades de inteligência policial, aliadas ao uso de recursos tecnológicos, reforçam as ações. A Polícia Civil conta com o apoio da população, que pode fornecer informações, sem precisar se identificar, ligando 181, para o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA).
DOUTRINA E 28 FUZIS
Com a doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência (POI), as Forças Policiais da Bahia localizaram na sexta-feira (19), 28 fuzis em menos de 24h, apreensão recorde. Os flagrantes aconteceram nas cidades de Camaçari, Porto Seguro e Salvador.
Desarticular as facções envolvidas com tráficos de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro e corrupção de menores é a prioridade da Secretaria da Segurança Pública, na busca pela ampliação da redução das mortes violentas.
As apreensões de fuzis, armamentos utilizados também em roubos a bancos e carros-forte, aconteceram na localidade de Abrantes, município de Camaçari, (22 armas, munições e drogas), na cidade de Porto Seguro (5 armas, munições e drogas) e no bairro da Palestina, em Salvador (1 fuzil, munições e drogas).
“As Forças Estaduais e Federais retiraram das ruas, entre janeiro e setembro deste ano, 98 fuzis. Além de mortes violentas, esses armamentos são utilizados por traficantes para tentar dominar territórios, atacar policiais e também em crimes contra o patrimônio”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
O delegado federal enfatizou ainda que o combate às facções continuará intensificado em todo o estado. “Não daremos trégua nas ações de inteligência e repressão qualificada contra estes grupos criminosos”, completou Werner.