Para o chefe de gabinete da Serin, Jonival Lucas, esta é uma proposta pioneira do Governo do Estado para investir na juventude da Bahia.
Da Redação , Salvador |
22/05/2025 às 14:49
Reunião de instalação que não decidiu nada, ainda
Foto: COJUVE
COIJUVE realiza primeira reunião com foco no monitoramento das políticas públicas para as juventudes
O Comitê Institucional da Política de Juventude (COIJUVE) realizou a primeira reunião ordinária nesta quarta-feira (21), no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública, no CAB. O encontro foi organizado pela Coordenação Geral de Políticas de Juventude (COJUVE), vinculada à secretaria de Relações Institucionais do Governo da Bahia (Serin).
De acordo com o Coordenador Geral da COJUVE, Nivaldo Millet, a coordenação atua a partir das demandas das juventudes baianas, e o COIJUVE é um exemplo disso. “O retorno da COJUVE à estrutura da Serin foi uma demanda das juventudes da Bahia, principalmente pelo fato de que somos articuladores da transversalidade, trazendo a pauta da Política de Juventude para o centro das grandes decisões de Governo, por isso, o COIJUVE é tão importante nesta estratégia liderada pelo Governador Jerônimo Rodrigues, de fortalecer tanto no orçamento como no planejamento às Políticas Públicas que tem mudando a vida de milhares de jovens em toda a Bahia”, explica.
A reunião contou com a instalação formal do COIJUVE, com apresentação do planejamento dos trabalhos do Comitê e de sua importância para a juventude da Bahia, com atualização do Plano Estadual de Juventude e das Escutas Sociais. O encontro foi um momento estratégico para consolidar o Comitê como uma instância de articulação, planejamento e monitoramento das políticas públicas voltadas para as juventudes, alinhando as pautas apresentadas e definindo diretrizes estratégicas e ações prioritárias do ano de 2025.
Para o chefe de gabinete da Serin, Jonival Lucas, esta é uma proposta pioneira do Governo do Estado para investir na juventude da Bahia. “O governador Jerônimo Rodrigues instituiu o Comitê Institucional de Políticas Juventude, e, através dele, vamos monitorar os investimentos, a execução dos programas e tudo aquilo voltado à juventude do nosso estado. Nossa expectativa é de que, além de conseguirmos fazer esse monitoramento, que haja também o desdobramento de várias políticas para alcançar todos os municípios da Bahia, e que as ações voltadas aos jovens não fiquem paradas nas ações do Governo do Estado. Queremos que as políticas alcancem nosso objetivo maior: o desenvolvimento da juventude do nosso estado”, disse.
O comitê é composto por representantes de 28 órgãos do Estado e a reunião contou com a presença de representantes da Serin, Casa Civil, SAEB, SEFAZ, SEPLAN, SECOM, SECULT, SEC, SSP, SESAB, SETRE, SJDH, SEADES, SEPROMI, SPM, SEAP, SEAGRI, SDR, SECTI, SETUR, SEDUR, SEINFRA, SIHS, SEMA, SDE, SPPINDÍGENAS e CGCFOME.