Bahia

PREFEITO SERRINHA QUER ATIVAR CENTRO INDUSTRIAL COM NOVAS INDUSTRIAS

Aleluia! Estaria surgindo uma nova mentalidade na administração pública de Serrinha voltada para o produtivo
Tasso Franco , Salvador | 13/04/2025 às 11:58
Cyro Novais, nova mentalidade na politica de Serrinha
Foto: ASCOM PMS
   O prefeito de Serrinha, Cyro Novais (MDB), informou à imprensa local que está trabalhando para instalar no Centro Industrial de Serrina (CIS), ainda com infra-estrutura necessitando de investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, uma fábrica de caçados e uma unidade fabril de confecções paulita. O gestor não revelou os nomes dessas indústrias destacando, apenas, que já assinou um protocolo de intenções com a empresa produtora de calçados.

  O importante a destacar nesta noticia é a mudança de mentalidade na gestão municipal no esforço de implantar no município projetos que sejam produtivos e gerem emprego e renda. Todos sabemos que as obras de base dos governos municipal e estadual - colégios, calçamento de ruas, quadras de esporte, etc - são relevantes, porém, a geração de empregos nesses casos é pequena e politizada.

  Quem desenvolve um município são projetos da iniciativa privada, duradouros, quer na industria, em serviços, na atividade comercial, na ciência e tecnologia - e, em Serrinha, hoje, se destacam as tradicionais atvidades do agro-negócio (agricultura e pecuária), comércio e o pólo médico e de clinicas em labs e outros, maiores geradores de empregos.

   Portanto, a iniciativa do novo prefeito Cyro, é valiosa e que ele siga nesse caminho, sobretudo no sentido de consolidar o CIS com a ajuda dos governos do Estado e Federal, e torna-se a cada dia mais importante a duplicação da BR-116 entre Santa Bárbara e Teofilândia, OS já sssinada pelo presidente Lula, cujas obras não deslancham e são prometidas desde o governo Dilma Rousseff.

   Recentemente, a Indústria São Braz se instalou na Região Metropolitana de Feira (RMF), em São Gonçalo, com investimentos de R$180 milhões. Esse projeto, por posto, poderia ser instalado em Serrinha, se a infra do CIS fosse melhor e os gestores municipais tivessem sensibilizado os industriais da São Braz. 

   Esse é só um exemplo. Existem outros. O CIS (Feira) está saturado e os excedentes estão sendo implantados na RMF e Santa Bárbara está também de olho, o prefeito inbclusive disse que investirá R$3 milhões no seu CISB e não gastará esses recursos no São João. (TF)