Bahia

EMBASA INAUGURA TRILHA ECOLÓGICA EM SENHOR DO BONFIM

A liberação do acesso à área foi recebida com entusiasmo pelos convidados e moradores do entorno
Comunicacao Embasa , Senhor do Bonfim | 25/03/2025 às 19:30
Embasa inaugura trilha ecológica em Senhor do Bonfim
Foto: Divulgação

Durante as atividades e comemorações pelo Dia Mundial da Água na região de Senhor do Bonfim, a Embasa inaugurou uma trilha ecológica na área da barragem do rio da Prata. O espaço foi pensado para receber estudantes e professores do ensino fundamental, médio e superior e do público em geral, com o objetivo de estimular o interesse e o aprendizado das questões ecológicas, da preservação dos recursos hídricos e do tratamento de água.

 

A inauguração, no dia 21 de março, foi acompanhada por diretores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal, do Núcleo Territorial de Educação (NTE), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), que poderão usar o espaço para complementar suas práticas pedagógicas e reforçar nos alunos a necessidade de preservação dos recursos naturais.


Composto por três espaços distintos - barragem do Prata, estação de tratamento de água e viveiro educador – o local permitirá uma nova percepção da sustentabilidade e do uso dos recursos hídricos, contribuindo para o aprendizado na prática.

 

A liberação do acesso à área foi recebida com entusiasmo pelos convidados e moradores do entorno. Para Valdirene Lima, analista de saneamento e responsável pelo Projeto Viveiro Educador na região, o evento de abertura foi um sucesso. “Espero que este espaço seja bem aproveitado tanto pelas crianças quanto pelos jovens e adultos. Que eles visitem a trilha e o viveiro e aprendam e transmitam os valores que estão alinhados à política ambiental da Embasa", destacou.

 

“Quero parabenizar a Embasa por esta ação tão necessária para desenvolver, com maior potencialidade, a educação ambiental e a iniciativa de parceria com a comunidade. A proposta da trilha ecológica é educativa e transformadora”, enfatizou a professora do curso de pedagogia da UNEB, Viviane Brás.