Um mix de esporte, alegria e inclusão deu o tom ao desfile do bloco “Sudesb Folia - Esporte por Toda Parte”, nesta terça-feira (25), na Chácara Baluarte, em Salvador. A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) realiza a quarta edição da festa, que este ano conta com a participação de atrações como a Fanfarra Farias, Mando Moscozo, banda Batuk Bah e banda Ana Tereza.
Entre os foliões, estavam beneficiários dos projetos realizados pela Sudesb, atletas e amigos do esporte, participantes das federações esportivas e praticantes das modalidades esportivas contemplados em programas como FazAtleta e Bolsa Esporte, além de servidores e tercerizados da Sudesb, que aproveitaram o clima de animação.
Aluno do Projeto Núcleo de Esportes de Lutas e Combates, com aulas no Centro de Treinamento de Boxe e Artes Marciais Waldemar Santana, em Salvador, e atleta da modalidade futebol de amputados, Joilson de Santana, 33 anos, participou pela primeira vez da folia e aprovou a iniciativa. “Estou achando a festa linda, legal, com muita gente bonita e pessoas felizes”.
O jovem contou ainda, como a Sudesb mudou a sua vida através do esporte, após o grave acidente de motocicleta que sofreu aos 21 anos. “Precisei amputar uma perna e me via sem perspectivas. Existe uma vida pós trauma e a Sudesb vem apoiando esse tipo de esporte adaptável, que é muito importante porque tira a gente da depressão e nos incentiva a cuidar do nosso futuro. Esse ano já vou entrar na faculdade”, agradeceu.
A aposentada de 75 anos, Araci Conceição, que faz parte do programa Natação em Rede há cinco anos, com aulas de hidroginástica gratuitas, disse que também esteve na festa do ano passado, no Pelourinho. “É um momento perfeito, não perco mais ano nenhum. Necessitamos de momentos como esse, onde nos sentimos acolhidas”, contou.
A iniciativa teve a sua primeira edição em fevereiro de 2020, no Dique do Tororó. Em 2023 e 2024 foram realizadas no Circuito Batatinha/ Pelourinho. A ação lúdica, cultural e recreativa nasceu com o objetivo de integrar os beneficiários de diversos projetos esportivos e de lazer, mantidos pelo órgão esportivo estadual. Este ano, ainda participaram do bloquinho, atletas da iniciação esportiva, esportistas, dirigentes de Federação e demais membros do meio esportivo, além de atletas de alto rendimento.