Bahia

PARTE DO TETO DA IGREJA DO HOSPITAL JOÃO DE DEUS DESABOU EM CACHOEIRA

Com Diário da Noticia e blogs de Cachoeira
Tasso Franco ,  Salvador | 24/02/2025 às 15:03
A igreja está fechada para cultos e visitação pública
Foto: REP
  A reportagem do Diário da Notícia conversou com o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, Lu Cachoeira, que falou sobre o desabamento de parte do telhado da igreja do Hospital São João de Deus, que ocorreu neste último final de semana. No momento do incidente não havia ninguém na igreja.

"Eu digo que foi um dano de proteção, porque já tinha sido avisado. Há cinco anos atrás, nós reunimos uma equipe de voluntários, de profissionais aposentados do IPHAN, como o meu ex-cunhado Chico Santana, que reuniu a nata. E o diagnóstico foi: não usem mais a igreja, recolham os bens móveis, que são os santos, as imagens, para evitar um dano, e recomendou o prudente é tirar todo o forro da igreja..." disse o provedor. "Quando os técnicos do IPHAN fizeram a inspeção, disse o seguinte: a primeira coisa é salvar o mais caro, que são... é o teto, né? Que tem o formato oval, aquilo é complicado fazer, tipo de madeiramento e etc. Então, foi a recomendação que essa equipe fez imediata, salvar e buscar estabilizar o telhado," revelou.

De acordo com o Pedro Erivaldo, coordenador da Defesa Civil de Cachoeira, uma vistoria foi feita no local na manhã desta segunda-feira (24) e o órgão solicitou uma nova inspeção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O templo religioso, que é tombado pelo Iphan, estava fechado para visitação há seis meses por causa das condições do teto, segundo informações do diácono Alan Bacelar, uma dos responsáveis pela paróquia.

O diácono informou ainda que a há seis meses, quando fechou a igreja, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Cachoeira sugeriu à Santa Casa da Misericórdia a interdição do local. Este mesmo comunicado foi encaminhado para o Iphan e à Cúria Diocesana.

O desabamento aconteceu menos de um mês depois que uma turista de 26 anos morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas após o teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como “igreja de ouro”, desabar no Centro Histórico de Salvador.